Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331351
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A forma de interação entre pares no fórum : um estudo exploratório
Title Alternative: The ways of interaction between peers in the forum : an exploratory study
Author: Silva, Ricardo Augusto da, 1986-
Advisor: Amaral, Sergio Ferreira do, 1954-
Abstract: Resumo: Diante do constante avanço tecnológico que proporciona espaços marcados pela virtualidade e da notória expansão da Educação à Distância (EaD), é inevitável o desenvolvimento de pesquisas que tenham por foco os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tanto em seus aspectos técnicos de usabilidade quanto educacionais. Entretanto, pesquisas que analisem ferramentas específicas do fórum a partir do prisma da educação ainda são incipientes. Assim, a partir da compreensão de que interação e mediação são elementos fundamentais para que ocorra o processo de ensino e aprendizagem e que a ferramenta do fórum constitui o espaço dentro do AVA que mais possibilita a interação entre os sujeitos envolvidos, o objetivo do presente trabalho foi analisar como ocorre a interação neste espaço marcado pela virtualidade no contexto de um curso EaD focado para pares. Para isto, foi aplicado um questionário aos alunos do curso para verificar suas percepções sobre o fórum e sobre as participações que ocorreram neste espaço, tanto em relação aos demais alunos quanto o tutor. Os dados analisados foram oriundos das respostas ao questionário e das próprias participações dos sujeitos envolvidos no fórum. A análise foi baseada na teoria de análise de discurso de Bardin somada ao uso do software de análise textual Iramuteq. O resultado das análises mostrou que a interação neste contexto foi caracterizada pela troca de experiências e pela troca de saberes entre os pares. Além disso, foi também analisada a forma que ocorre a mediação do tutor no fórum, evidenciando a sua importância no processo de ensino e aprendizagem. Por fim, este trabalho categoriza as maneiras nas quais ocorrem a interação no espaço do fórum

Abstract: In face of the constant technological development that provides us with spaces marked by virtuality and of the remarkable expansion of Distance Learning, the development of research focused on Virtual Learning Environments, both in their technical aspects of usability and educational aspects, is inevitable. However, research analysing specific tools of discussion forums from the standpoint of education is still incipient. Hence, the objective of the present work was to analyse how interaction occurs in a forum in the context of a Distance Learning program focused on peers, as it is the space within Virtual Learning Environments that enables the greatest interaction between subjects involved, in view of our understanding that interaction as well as mediation are fundamental elements for the process of teaching and learning to occur. To achieve this goal a questionnaire was applied to the program¿s students to ascertain their perceptions concerning the forum and the participations occured in this space, regarding both other students and the tutor. The data analysed was from both the answers to this questionnaire and the participations of subjects involved in the forum. The analysis was based on Bardin¿s discourse analysis theory complemented by usage of the textual analysis software Iramuteq. The result of our analyses has shown that interaction within this context was characterized by an exchange of experiences and knowledge among peers. Furthermore, we have analysed the way in which the tutor¿s mediation has occurred in the forum, evincing their importance in the process of teaching and learning. Finally, this work categorizes the ways in which interactions in the forum occur
Subject: Interação
Mediação
Fórum
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SILVA, Ricardo Augusto da. A forma de interação entre pares no fórum: um estudo exploratório. 2018. 1 recurso online (131 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331351>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Silva_RicardoAugustoDa_M.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.