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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Selma de Cássia Martinellipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (145 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeTESE DIGITALpt_BR
dc.titleUm estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeA study on preditctive variables of the writing performance of first cycle students of Elementary Schoolpt_BR
dc.contributor.authorFaria, Renata Mantovani de, 1987-pt_BR
dc.contributor.advisorMartinelli, Selma de Cássia, 1964-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEscrita - Desempenhopt_BR
dc.subjectAmbiente familiarpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectAutoconceitopt_BR
dc.subject.otherlanguageWriting performanceen
dc.subject.otherlanguageFamiliar environmenten
dc.subject.otherlanguageSchool environmenten
dc.subject.otherlanguageMotivationen
dc.subject.otherlanguageSelf-concepten
dc.description.abstractResumo: O objetivo do presente estudo foi predizer a relação entre o desempenho em escrita de alunos e a percepção infantil com relação ao ambiente familiar, escolar e pessoal. No que tange as variáveis ligadas ao ambiente familiar foi investigada a percepção infantil quanto às crenças e práticas parentais e quanto ao suporte familiar. No que diz respeito ao contexto escolar, foi investigada a percepção do aluno quanto às expectativas do professor com relação a si e, no que diz respeito aos aspectos pessoais, foram investigados o autoconceito infantil e a motivação escolar. Participaram do estudo, 413 alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Os participantes responderam a um teste de escrita (TAE) e a cinco escalas, a Escala da Percepção Infantil dos Suportes do Ambiente Familiar (EPISAF); a Escala de Avaliação das Crenças e Práticas Parentais (EACAP ¿ versão filhos); a Escala de Percepção sobre as Expectativas do Professor; a Escala para Avaliação da Motivação Escolar Infanto-Juvenil (EAME-IJ) e a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ). O estudo é de natureza quantitativa e a análise de dados foi realizada por meio do método de regressão linear múltipla. Os resultados da análise apontaram que as variáveis motivação escolar, autoconceito e suporte familiar foram as únicas que surgiram como preditivas do desempenho em escrita dos alunos pesquisados. Enquanto a variável motivação intrínseca predisse positivamente o desempenho no terceiro e quinto ano escolar, a motivação extrínseca esteve associada negativamente a ele, no quarto e quinto ano. A variável autoconceito, por sua vez, também surgiu predizendo positivamente o desempenho dos alunos do segundo ano escolar e, no que tange a variável suporte familiar, as análises indicaram que esteve associada negativamente ao desempenho dos participantes do segundo e quinto anopt
dc.description.abstractAbstract: The present study aim was to predict the relation between students writing performance and child perception in familiar, scholastic and personal environment. Regarding the familiar environment variables, child perception about beliefs and parental practices and about family support was studied. With regard to the school context, student perception of teacher expectations about himself was investigated and, with regard to personal aspects, the children self-concept and scholastic motivation were investigated. The study involved 413 students from the second to the fifth year of Elementary School from two state public schools in a city in the interior of the state of São Paulo. The participants answered to a writing text (TAE) and to five scales: Scale of Evaluation of Beliefs and Attitudes of Parents (EACAP ¿ child version); Child Perception Scale of Familiar Environment Support (EPISAF); Scale of Perception of Teacher¿s Expectation; Scale to Evaluate Child and Youth Motivation (EAME-IJ) and Scale of Child and Youth Self-concept (EAC-IJ). This study is of a quantitative nature and its data analysis was performed by multiple linear regression method. The analysis results pointed that such variables as school motivation, self-concept and familiar support were the only ones that emerged as predictive from the writing performance of the students here examined. While the intrinsic motivation variable positively predicted the performance of the third and fifth school year, the extrinsic motivation was negatively associated with the performance of the fourth and fifth years. The self-concept variable, in turn, also emerged predicting a positive performance for second year students and, regarding the familiar support variable, the analyzes indicated that it was negatively associated to the performance of the participants of the second and fifth yearen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationFARIA, Renata Mantovani de. Um estudo sobre variáveis preditivas do desempenho em escrita de alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. 2018. 1 recurso online (145 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331320>. Acesso em: 3 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelDoutoradopt_BR
dc.description.degreedisciplineEducaçãopt_BR
dc.description.degreenameDoutora em Educaçãopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameOsti, Andreiapt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameFernandes, Débora Cecíliopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameNascimento, Lilian Cristine Ribeiropt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameGuidetti, Andréia Arrudapt_BR
dc.date.defense2018-02-26T00:00:00Zpt_BR
dc.date.available2018-09-03T12:24:46Z-
dc.date.accessioned2018-09-03T12:24:46Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T12:24:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Faria_RenataMantovaniDe_D.pdf: 1354508 bytes, checksum: 1562cb0d55159311d356291e27b81c45 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/331320-
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