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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Avaliação do processamento sensorial de crianças escolares e pré-escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Title Alternative: Evaluation the sensory processing of school and preschool children with attention deficit hyperactivity disorder
Author: Stoppa, Lívia Martins, 1983-
Advisor: Pegoraro, Luiz Fernando Longuim, 1984-
Abstract: Resumo: O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, hiperatividade e impulsividade, relacionados à dificuldade em manter a atenção, controlar os impulsos, desempenho das funções executivas e regulação do nível de atividades. Estudos têm revelado elevadas taxas de ocorrência entre TDAH e outros transtornos do neurodesenvolvimento, predominantemente relacionados ao funcionamento motor, linguístico, cognitivo e sensorial, no entanto, estudos sobre o funcionamento sensorial no TDAH são escassos, sobretudo em pré-escolares. O objetivo do presente estudo foi avaliar o processamento sensorial de crianças pré-escolares e escolares com TDAH e verificar se há alterações sensoriais entre os grupos a fim de identificar fatores de risco em crianças. Participaram do estudo 84 crianças, sendo 41 com TDAH e 43 controles, de ambos os sexos, na faixa etária entre 3 a 10 anos. Para crianças de 6 a 10 anos foi utilizado um protocolo de avaliação neuropsicológica para funções executivas, atenção, memória, praxias e inteligência. Em ambos os grupos foi aplicada a Escala Conners para pais e professores e o Perfil sensorial 2. Os resultados do grupo TDAH, em todos os padrões e seções do perfil sensorial 2 foram significativamente maiores que o grupo controle (p<0,001). Os resultados apontam que os padrões de processamento sensorial de crianças com TDAH são diferentes dos padrões de processamento sensorial de crianças com o desenvolvimento típico, deste modo, as crianças com TDAH exibem comportamentos listados mais do que cerca de 84% da amostra normativa. Evidenciando que crianças com TDAH, tanto as escolares quanto as pré-escolares, demonstram mais dificuldade no processamento e modulação sensorial que crianças com desenvolvimento típico, o que indica que sinais de risco podem ser observados nos pré-escolares

Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder defined by harmful levels of inattention, hyperactivity, and impulsivity, related to the difficulty in maintaining attention, controlling impulses, performing executive functions, and regulating the level of attention. Studies show high rates of occurrence of ADHD and other neurodevelopmental disorders predominantly related to motor, linguistic, cognitive and sensorial functioning, however, studies on sensory functioning in ADHD are scarce, especially in preschoolers. The aim of the present study is to evaluate the sensory processing of preschool and school children with ADHD and to verify if there are sensorial alterations between the groups in order to identify risk factors in children. A total of 84 children participated in the study, 41 of them with ADHD and 43 controls, both boys and girls, aged between 3 and 10 years. For children aged 6 to 10 years old, a neuropsychological evaluation protocol was used for executive functions, attention, memory, praxis and intelligence. The Conners Scale for parents and teachers and the Sensory Profile 2 were applied in both groups. The results of the ADHD group in all patterns and sections of the sensory profile 2, were significantly higher than the ones in the control group (p<0,001). The results indicate that the sensory processing patterns of children with ADHD are different from the sensory processing patterns of children with typical development, thus, children with ADHD exhibit more than about 84% of the listed behaviors in the normative sample. These results show that children with ADHD, both schoolchildren and preschool children, have more difficulty in processing and sensory modulation than children with typical development, indicating that signs of risk can be observed in preschoolers
Subject: Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade
Sensação
Pre-escolares
Estudantes
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: STOPPA, Lívia Martins. Avaliação do processamento sensorial de crianças escolares e pré-escolares com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2018. 1 recurso online (96 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331299>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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