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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas : formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais
Title Alternative: Narratives of an experience at the school of Mostardas : teacher training and producion of historical educacional knowledge
Author: Bichara, Márcia Regina Poli, 1963-
Advisor: Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Abstract: Resumo: Essa pesquisa é marcada pelo desejo de resistir à reprodução de sensibilidades próprias de nossa vida na modernidade capitalista, que dificultam os sujeitos de se sentirem inteiros em seu tempo e lugar. De resistir também às tendências que preestabelecem verdades absolutas, colaborando para o apagamento das experiências dos sujeitos e que são dominantes na produção de conhecimentos acadêmicos e históricos educacionais. Em busca de ultrapassar esses entraves, elegi a metodologia de pesquisa narrativa e o diálogo com professoras de uma pequena escola localizada no distrito de Mostardas, em Monte Alegre do Sul, interior do Estado de São Paulo, com o qual eu tenho uma ligação profissional e afetiva. Ao perceber mudanças nessa localidade, tais como aumento populacional, fluxo migratório e aceleração do tempo, quis entender como essas professoras estariam enfrentando tais situações, bem como quais racionalidades e sensibilidades estariam sendo construídas. Quis, ainda, compreender como elas vêm produzindo conhecimentos históricos educacionais na docência, em diálogo com suas experiências vividas. Trago a linguagem narrativa como resistência, tanto em meus dados de investigação quanto na produção dos conhecimentos na pesquisa. Meus aportes teórico-metodológicos vêm dos estudos e acepções singulares da pesquisadora Maria Carolina Bovério Galzerani no seu diálogo com os escritos do filósofo alemão Walter Benjamin, em especial na concepção de tempo que se afasta da linearidade, propondo o trabalho das memorias como encontro de diferentes temporalidades e sujeitos. Essa concepção possibilitou que minhas memórias - como professora e como aluna - emergissem durante a pesquisa e a escrita; que tanto eu como pesquisadora, quanto os sujeitos participantes da pesquisa, pudéssemos transparecer como sujeitos mais inteiros, com nossas contradições, desejos, sonhos, em nossas singularidades, perpassadas pelas relações sociais, na historicidade. As professoras participantes da pesquisa puderam entrar em contato com uma experiência ampliada de formação docente ao percorrer o caminho da rememoração, tal como concebida por Walter Benjamin e estimulada por Maria Carolina. Do exercício de diálogo entre minhas experiências e as experiências dessas docentes surgiram brechas para uma produção de conhecimentos históricos educacionais que colabora com a emergência de sujeitos capazes de se sentirem pertencentes ao seu tempo e lugar. Que contribui, ainda, para a emergência de outras vozes, docentes e discentes, na produção de conhecimento

Abstract: This research is marked by the wish to resist the reproduction of sensibilities which are peculiar to our life in capitalist modernity and that prevent subjects from feeling whole in their time and place. It is also a wish to resist to trends that pre-establish absolute truths which are dominant in the production of academic knowledge on education and history, collaborating to erase the experiences of the subjects. In order to overcome these obstacles, I developed a methodology of narrative research, for which I chose to dialogue with teachers of a small school located in the town of Mostardas, Monte Alegre do Sul, in the interior of the State of São Paulo, with which I have a professional and affective connection. As I began to notice changes in this place, such as population growth, migratory flow and acceleration of time, I wanted to understand how these teachers would be facing this kind of situation, as well as what rationalities and sensitivities were being constructed. I also wanted to understand how they have been producing historical educational knowledge in terms of teaching in dialogue with the experiences they went through. I bring narrative language as resistance, both in my field research papers and in the production of knowledge in research. My theoretical and methodological contributions come from the studies and unique understandings of researcher Maria Carolina Bovério Galzerani in her dialogue with the writings of German philosopher Walter Benjamin, especially in the conception of time that moves away from linearity, proposing the work of memories as a confluence of different temporalities and subjects. This conception made it possible for my memories - as a teacher and as a student - to arise during research and writing; it also enabled both the subjects participating in the research and me as a researcher to be seen as more complete subjects, with our contradictions, hopes, dreams, in our singularities, permeated by social relations, in historicity. The teachers participating in the research were able to get in touch with an expanded experience of teaching education as they traveled along the path of recollection, as conceived by Walter Benjamin and stimulated by Maria Carolina Bovério Galzerani. Gaps for the production of historical educational knowledge that collaborates with the emergence of subjects who are capable of belonging to their time and place came up from the dialogue between my experiences and the experiences of those teachers and it also contributes towards the emergence of other voices, teachers and students, in the production of such knowledges
Subject: Formação de professores
Experiência
Educação das sensibilidades
Narrativas - Pesquisa
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BICHARA, Márcia Regina Poli. Narrativas de uma experiência na Escola das Mostardas: formação docente e produção de conhecimentos históricos educacionais. 2017. 1 recurso online (294 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331200>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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