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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Desafios e potencialidades do atual sistema de formação inicial de professores de Geografia
Title Alternative: Challenges and potemtialities of the present system of initial formation of teachers of Geography
Author: Nunes, Raissa Oliveira, 1993-
Advisor: Greco, Roberto, 1973-
Abstract: Resumo: Este trabalho enfoca o processo de formação inicial de professores de Geografia. Deste modo, a pesquisa é esboçada por meio do relato de profissionais educadores que atuam em ambientes formadores (Universidade e Escola Básica) e estudantes que cursam disciplinas de estágio supervisionado. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar cursos de Geografia de três universidades estaduais: Unimontes; UEFS e Unicamp no que se refere a formação de licenciados. No que concerne os objetivos específicos são: caracterizar a formação de licenciado em Geografia no Brasil, em particular nos cursos da Unimontes, UEFS e Unicamp; avaliar a visão dos alunos e dos professores de estágio sobre o papel do mesmo na formação do licenciado; investigar se há distanciamento entre teoria e prática; investigar os motivos da escolha do curso de Geografia e entender se os acadêmicos consideram estar aptos para a docência. O caminho metodológico desenvolveu-se a partir de abordagem qualitativa e utilizou-se de técnicas como: questionário semiestruturado, entrevistas e grupos focais. Estas técnicas permitiram conhecer as percepções dos determinados grupos, também auxiliou na compreensão dos discursos e opiniões dos indivíduos. Observou-se que é necessária estrutura curricular que oportunize diálogo entre o universo de disciplinas específicas, pedagógicas e práticas. Esta estratégia pode contribuir de maneira positiva na formação de professores. As disciplinas de estágio quando planejadas em consonância com as demais corroboram com reflexões que abarcam a realidade do professor no Brasil, suas condições de trabalho, carga horária, atividades burocráticas, técnicas e linguagens didáticas, além dos inúmeros desafios encontrados na sala de aula. Constatou-se que ainda falta aproximação maior da universidade com o ensino básico o que dificulta na solução dos problemas da formação de profissionais das licenciaturas, e não generalizando, a falta de motivação dos profissionais da educação, carga horária reduzida da disciplina de geografia e baixos salários. Acredita-se que as deficiências no ensino podem ser solucionadas através do trabalho conjunto entre professores e acadêmicos, procurando alternativas aplicáveis, bem como, a formação continuada, a criação de projetos que auxiliem o acadêmico a permanecer em contato direto com seu ambiente de trabalho em sala de aula, umas das sugestões é a criação de uma espécie de residência na escola ainda na graduação

Abstract: This work contemplates the process of initial formation of Geography teachers. The research is based in the analise of point of view of professional educators who work in training environments (University and Basic School) and students who are taking supervised internships. In this context, the research has as general objective: analyze geography courses of three state universities: Unimontes; UEFS and Unicamp with regard to the training of graduates. The specific objectives are: characterized the formation of a graduate in Geography in Brazil, as well as the courses of Unimontes, UEFS and Unicamp; evaluate the vision of students and university teachers related to the training program; investigate whether there is a distance between theory and practice in teachers training program; analise students motivation for choosing the course of Geography; if the students consider tehmselfes ready for teach at school. Qualitative approach is the methodology followed and techniques such as semi-structured questionnaire, interviews and focus groups were adopted. These techniques allowed to know the perceptions of the differents groups and also helped in the understanding of the discourses and opinions of the individuals. It was observed that a curricular structure is necessary in order to allows a dialogue between the universe of specific, pedagogical and practical disciplines. This strategy can contribute positively to teachers training. The internship disciplines, when planned in line with the others disciplines, corroborate with reflections that cover the reality of the teacher in Brazil, their working conditions, workload, bureaucratic activities, techniques and didactic languages, in addition to the numerous challenges found in the classroom. It was found that there is still a greater lack of approximation between the university and the basic education which makes it difficult to solve the problems of the training of bachelor's degree professionals . It is believed that deficiencies in teaching can be solved through working together between university professors and futures teachers, looking for applicable alternatives, as well as continuing education, creating projects that help the student to stay in direct contact with his or her work environment in classroom, one of the suggestions is to create a kind of residence in the school still at graduation
Subject: Formação de professores
Geografia - Estudo e ensino
Estagios supervisionados
Editor: [s.n.]
Citation: NUNES, Raissa Oliveira. Desafios e potencialidades do atual sistema de formação inicial de professores de Geografia. 2017. 1 recurso online (102 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331182>. Acesso em: 1 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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