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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais : análise da política e seus efeitos
Title Alternative: Full-time education in the State of Minas Gerais : policy analysis and its effects
Author: Figueiredo, Jacqueline de Sousa Batista, 1966-
Advisor: Aguilar, Luis Enrique, 1958-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa, desenvolvida a partir da metodologia de estudo de caso, teve como objetivo analisar a política pública de educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais. O foco da pesquisa circunscreve-se à Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, MG. A amostra contempla quatro escolas e dezesseis entrevistados, dentre eles, docentes, pais de alunos e coordenadores, bem como, um conjunto de dados subsidiados por observações diretas durante a realização de oficinas pedagógicas. A análise baseou-se na compreensão de como se dá a implementação da política de ampliação da jornada escolar, elaborada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. De como os sujeitos que participam da Educação em Tempo Integral percebem os limites e possibilidades da ampliação da jornada escolar no sistema educativo mineiro, e quais os efeitos dessa política em âmbito local. A apreciação da política de Educação em Tempo Integral recupera sua dimensão histórica para realocar seus antecedentes e justificativas. A matriz teórica que investiga os efeitos da política pública em Tempo Integral no trabalho escolar se apoia em autores de Análise Prospectiva ¿ de cima para baixo (top down) - e Análise Retrospectiva ¿ de baixo pra cima (botton up). A investigação revela aspectos positivos tais como a utilização do tempo, a construção de experiências significativas, maior interesse, orientação do trabalho e melhora da aprendizagem. Entre os aspectos a serem aprimorados verificam-se a visão de contraturno, intencionalidades não compartilhadas, rotatividade de profissionais, recursos materiais e financeiros, as condições de trabalho, a falta de formação continuada. Propõe-se socializar o resultado desta pesquisa entre as escolas que constituem o nosso objeto de pesquisa

Abstract: This research, developed from the case study methodology, had the objective to analyze the public policy of full time education in the State of Minas Gerais. The focus of the research circumscribes the Regional Superintendence of Education of Poços de Caldas, MG. The sample includes four schools and sixteen interviewees, among them teachers, parents of students and coordinators, as well as a set of data subsidized by direct observations during pedagogical workshops. The analysis was based on the understanding of how the implementation of the policy of extending the school day, elaborated by the State Secretariat of Education of Minas Gerais, takes place. How the subjects participating in Integral Education perceive the limits and possibilities of the expansion of the school day in the educational system of Minas Gerais, and what the effects of this policy at the local level. The appreciation of the policy of full time Education recovers its historical dimension to reallocate its antecedents and justifications. The theoretical matrix that investigates the effects of public policy in Integral Time on school work is based on authors of Bottom-Up Prospective Analysis and Retrospective Analysis. The investigation reveals positive aspects such as the use of time, building meaningful experiences, increased interest, work orientation and improved learning. Among the aspects to be improved are the vision of contraturno, intentionalities not shared, turnover professional, material and financial resources, working conditions, lack of continuous training. It is proposed to socialize the result of this research among the schools that constitute our research object
Subject: Educação integral
Politicas publicas em educação
Trabalho escolar
Currículos
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista. A educação em tempo integral no Estado de Minas Gerais: análise da política e seus efeitos. 2018. 1 recurso online (304 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331115>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2018
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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