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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Realocação de custos para o aumento do valor entregue no desenvolvimento de produtos residenciais
Title Alternative: Cost reallocation in housing projects to increase the product value delivery
Author: Moraes, Aline Fróes de Souza, 1992-
Advisor: Granja, Ariovaldo Denis, 1963-
Abstract: Resumo: O desafio de atendimento da demanda por produtos imobiliários destinados à moradia envolve tanto a compreensão das necessidades dos usuários em suas diferentes faixas de renda, como os aspectos técnicos da gestão dos requisitos das partes interessadas no processo de desenvolvimento de produto (PDP). Durante a fase de concepção, é necessário incorporar as necessidades do usuário final, ao mesmo tempo em que a qualidade da construção e as restrições de custo existentes são levadas em consideração, de maneira a entregar um produto com maior valor agregado. O Custeio-meta (CM), o Target Value Design (TVD) e a Metodologia de Valor (MV) são abordagens potenciais para esta finalidade. O objetivo desta pesquisa foi propor um método que possibilitasse a identificação de oportunidades de realocação de custos em projetos de empreendimentos habitacionais, a fim de: (i) se aumentar a entrega de valor do produto na percepção de seus usuários e (ii) se evitar grandes impactos no custo final do empreendimento. A estratégia de pesquisa adotada foi a Design Science Research (DSR) e os objetos de estudo foram seis conjuntos habitacionais no município de Campinas, SP. Os atributos de valor foram obtidos por meio da captação da percepção de valor do usuário, com a aplicação de cartões ilustrados de valor. O empreendimento foi decomposto em subprodutos e a eles foram associados os custos e os atributos de valor, em dinâmica com grupo focal. A Técnica de Mugde foi a ferramenta da MV utilizada para obter as "necessidades relativas" dos subprodutos que, associadas ao "consumo de recursos", possibilitou a construção do Gráfico Compare, uma ferramenta que permite identificar oportunidades de realocação de custos visando ao aumento de valor, segundo a percepção do usuário. A identificação dessas oportunidades e a avaliação do método foram realizadas por um segundo grupo focal, composto por profissionais da empresa responsável pelo empreendimento. O método foi avaliado como operacional, eficiente, de fácil compreensão e que pode ser generalizado para o contexto estudado

Abstract: The challenge to fulfill the demand for housing destined for living involves both the client needs comprehension on its different income brackets and the technical aspects of the requirement management of several stakeholders of product development process (PDP). During the conception stage, it is necessary to incorporate the final user needs, at the same time in which the construction quality and existing cost restrictions are considered, in order to deliver a product with higher value added. The Target-Costing (CM), the Target Value Design (TVD) and the Value Methodology (MV) are potential approaches for this purpose. This research aims to propose a method which makes possible the identification of opportunities of cost reallocation in housing product projects, in order to: (i) increase the product value delivery in the perception of the users and (ii) avoid impacts in final cost of the project. The research strategy adopted was the Design Science Research (DSR) and the study object were six housing complexes in Campinas, SP. The value attributes were obtained by collecting the value user perception, applying illustrated value cards. The project was divided in sub-products and the costs and value attributes were assigned to each one of them in a focus group dynamic. Mudge technique was the VM tool used to obtain the "relative needs" of the sub-products which, related to the "resource consumption", made possible the construction of the Compare graph, a tool which allows to identify opportunities to reallocate costs aiming the value increasing. The identification of these opportunities and the method evaluation were carried out by a second focus group, composed by professionals of the company responsible for the project. The method was evaluated as operational, efficient, easy-comprehending and which can be generalized for the studied context
Subject: Desenvolvimento imobiliário
Conjuntos habitacionais
Análise de valor (Controle de custo)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: MORAES, Aline Fróes de Souza. Realocação de custos para o aumento do valor entregue no desenvolvimento de produtos residenciais. 2017. 1 recurso online (194 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/331031>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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