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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Agência popular de fomento à cultura Solano Trindade : periferia e produção cultural no capitalismo contemporâneo
Title Alternative: Popular agency to promote the culture named Solano Trindade : outskirts and cultural production at contemporary capitalism
Author: Santos, Dalva Regina Pereira, 1982-
Advisor: Camargo, Sílvio César, 1969-
Abstract: Resumo: Esse trabalho irá investigar a Agência popular de fomento à cultura Solano Trindade, cujas atividades acontecem, desde 2011, na região do Capão Redondo, periferia da cidade de São Paulo. Duas características destacam-se em suas ações: o uso de ferramentas da economia solidária (como o banco comunitário e a moeda social) e articulação em rede dos agentes locais. Seu propósito de constituição está em incentivar financeiramente a confecção de produtos e a oferta de serviços relativos à produção artística local, entendendo que a riqueza gerada desse circuito deve abastecer prioritariamente os laços de sustentabilidade da própria região. Para isso, organizam um repertório de ações que evoca um sentido específico para o "ser periférico" e para a caracterização do que é a periferia. Trata-se de uma iniciativa que retoma o espaço de luta política firmado por movimentos sociais, que está inscrita em um contexto de efervescência das produções artísticas nomeadas como periféricas já em destaque desde os anos 1990 e que mobiliza a cultura como ferramenta discursiva e prática para compor espaços de disputa identitária, política e social. Todo esse cenário, conduz à indagação de como a Solano Trindade organizada tais embates e, assim, desenha-se a questão central da pesquisa que é entender como ambas as categorizações ¿ produção cultural e periferia - formam uma composição própria e se tornam pertinentes para traçarmos uma interpretação sobre as formas de poder e contra-poder no capitalismo hoje. Como suporte teórico foram utilizadas duas bases de argumentação: a primeira referente ao debate de que vivemos um novo estágio do modo de produção capitalista baseado em insumos imateriais, o que relaciona-se com um novo processo de manipulação das subjetividades e com o uso da cultura como recurso, como fica claro nos autores Antônio Negri, Maurizio Lazzarato, Michel Hardt e George Yúdice; e a segunda filiada aos estudos acerca da construção urbanística e social das periferias, entendendo-as, no caso brasileiro, como elemento imbricado às novas demandas da lógica capitalista e, portanto, sendo também objeto de disputa de qualificação entre diversos atores; aqui foram mobilizados a geógrafa Lourdes Carril, além dos urbanistas Lúcio Kowarick, Nabil Bonduki e Raquel Rolnik. A partir desse segundo ponto, foi possível ainda acessar diversos trabalhos acadêmicos que se debruçaram sob o tema desses "sujeitos periféricos" e da "cultura periférica", aqui foram destacados Erica Peçanha e Tiajurú D¿Andréa

Abstract: This work will investigate the Popular Agency to promote the culture Solano Trindade, whose activities have been taking place since 2011 in the region of Capão Redondo, in the outskirts of the city of São Paulo. Two characteristics stand out in their actions: the use of solidarity economy tools (such as the community bank and the social currency) and networking of local agents. Its purpose is to provide financial incentives for the production of products and services related to local artistic production, understanding that the wealth generated from this circuit should provide priority to the region's own sustainability ties. To this end, they organize a repertoire of actions that evokes a specific meaning for the "peripheral being" and for the characterization of the periphery. It is an initiative that retakes the space of political struggle signed by social movements, which is inscribed in a context of effervescence of the artistic productions named as peripheral already highlighted since the 1990s and that mobilizes culture as a discursive and practical tool for compose spaces of identity, political and social dispute. All this scenario leads to the question of how such a conflict is organized by Solano Trindade, and thus the central question of the research is to understand how both categorizations - cultural production and periphery - form a composition of their own and become pertinent for drawing an interpretation of the forms of power and counter-power in capitalism today. As a theoretical support, two bases of argumentation were used: the first concerning the debate that we live a new stage of the capitalist mode of production based on immaterial inputs, which is related to a new process of manipulation of subjectivities and the use of culture as resource, as it is clear in the authors Antônio Negri, Maurizio Lazzarato, Michel Hardt and George Yúdice; and the second affiliated to the studies about the urban and social construction of the peripheries, understanding them in the Brazilian case as an element imbricated to the new demands of the capitalist logic and, therefore, also being the object of a dispute of qualification among several actors; here the geographer Lourdes Carril was mobilized, as well as the urban planners Lúcio Kowarick, Nabil Bonduki and Raquel Rolnik. From this second point on, it was possible to access several academic works that dealt with the theme of these "peripheral subjects" and the "peripheral culture", in which Erica Peçanha and Tiajurú D'Andréa were highlighted
Subject: Agência Popular Solano Trindade
Periferias urbanas
Projetos culturais
Capitalismo
Poder (Ciências sociais)
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: SANTOS, Dalva Regina Pereira. Agência popular de fomento à cultura Solano Trindade: periferia e produção cultural no capitalismo contemporâneo. 2017. 1 recurso online (162 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330907>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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