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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Treinamento auditivo em crianças com histórico de otite média submetidas à colocação de tubo de ventilação
Title Alternative: Auditory training in children with history of otitis media undergone ventilation tube placement
Author: Donadon, Caroline, 1991-
Advisor: Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-
Abstract: Resumo: Introdução: A otite média é uma das infecções mais comuns durante a infância, podendo causar prejuízos no processamento das informações auditivas. Através da avaliação comportamental é possível observar o funcionamento do sistema nervoso auditivo central e verificar a presença do transtorno do processamento auditivo central (TPAC). O treinamento auditivo (TA) é uma proposta de intervenção que se baseia na neuroplasticidade que tem o objetivo de reorganizar o substrato neural e melhorar as habilidades auditivas alteradas. Objetivo: avaliar a eficácia do TA em crianças e adolescentes com histórico de otite média. Método: estudo experimental prospectivo de corte transversal. A amostra foi selecionada de um hospital público universitário e composta por 38 sujeitos que foram divididos em três grupos: grupo treinamento auditivo (GTA) - formado por 20 crianças que realizaram um programa de treinamento auditivo; grupo treinamento visual (GTV) - 14 crianças que realizaram um programa de treinamento visual; e grupo sem intervenção (GSI) - formado por 4 sujeitos que não foram submetidos a qualquer tipo de estimulação. Todos os sujeitos foram submetidos à avaliação audtiva periférica e avaliação comportamental do PAC (teste dicótico de dígitos, teste de identificação de sentenças com mensagem competitiva ipsilateral, teste gaps-in-noise, teste de padrão de frequência e teste dicótico consoante-vogal). Os programas de treinamento auditivo e treinamento visual foram iguais para todos os sujeitos e realizados com atividades extraídas de um website. Todos os sujeitos foram reavaliados após oito semanas com a mesma bateria de testes comportamentais realizada na avaliação inicial. Resultados: Após as sessões de TA, houve diferença estatisticamente significante no desempenho para todos os testes da bateria comportamental do PAC (<0,001). Ao comparar a porcentagem de indivíduos dentro dos valores de normalidade, para cada faixa etária, houve diferença estatisticamente significante nas habilidades de integração binaural (0,001), ordenação temporal (0,0000), resolução temporal (<0,0001) e figura fundo (<0,0001) no GTA. Já no grupo treinamento visual (GTV), não houve diferença significante tanto para a média de acertos quanto para a porcentagem estimada de sujeitos dentro dos valores de normalidade nos testes comportamentais do PAC. No grupo sem intervenção (GSI), a analise descritiva da porcentagem média de acertos na avaliação comportamental revelou uma discreta melhora nos testes DD, TPF nomeação e SSI e piora na reavaliação dos testes TPF imitação e GIN. Conclusão: O treinamento auditivo foi eficaz como estratégia de intervenção para readequar as habilidades auditivas alteradas nos sujeitos com histórico de otite média

Abstract: Introduction: Otitis media is one of the most common infections during childhood, and can damage the processing of auditory information. Through the behavioral evaluation it is possible to observe how the central auditory nervous system process information and to verify the presence of central auditory processing disorder (CAPD). Auditory training (AT) is an intervention based on neuroplasticity that aims to reorganize the neural substrate and improve altered auditory abilities. Objective: to evaluate the efficacy of AT in children and adolescents with history of otitis media. Methods: Prospective cross-sectional study. The sample was selected from a public hospital. Composed of 38 subjects that were divided into three groups: auditory training group (ATG) - formed by 20 children who underwent an auditory training program; visual training group (VTG) - 14 children who performed a visual training program; and non-intervention group (NIG) - formed by 4 subjects who did not undergo any type of stimulation. All children performed peripheral auditory evaluation and behavioral evaluation tests (dichotic digits, synthetic sentence identification with ipsilateral competing message, gaps-in-noise, frequency pattern and dichotic consonant-vowel). Auditory training (AT) and visual training (VT) programs were conducted with activities from a website. In both interventions, the same abilities were stimulated for all subjects independent of CAPD type that were found in the initial evaluation. All subjects in the three groups were re assessed after eight weeks. Results: After the TA sessions, there was a statistically significant difference in performance for all behavioral tests (<0.001). There was also a statistical difference in percentage of individuals in reference values for binaural integration (0.001), temporal ordering (0.0000), temporal resolution (<0.0001) and figure ground (<0.0001) in ATG. In VTG, there was no significant difference in the performance of behavioral tests and percentage of subjects within normal values. Regarding to the non-intervention group (NIG), the descriptive analysis of the average percentage of correct answers in the behavioral evaluation revealed a slight improvement in dichotic digits and synthetic sentence identification with ipsilateral competing message tests, and worse reassessment performance in frequency pattern and gaps in noise tests. Conclusion: Auditory training was effective as an intervention strategy to re-adjust the altered auditory skills in subjects with a history of otitis media
Subject: Otite media
Criança
Percepção auditiva
Treinamento
Plasticidade
Language: Português
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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