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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Impactos afetivos das práticas pedagógicas no ensino superior : o olhar dos alunos
Title Alternative: The affective impacts of pedagogical practices on higher education : the students' outlook
Author: Barros, Flavia Regina de, 1983-
Advisor: Leite, Sergio Antonio da Silva, 1946-
Abstract: Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar, a partir do olhar dos alunos, as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Ensino Superior, em diferentes disciplinas, e seus impactos afetivos, positivos ou negativos, nas relações que se estabelecem entre os alunos e os conteúdos de ensino abordados. Fundamenta-se nas ideias de Vygotsky e Wallon, que discutem a natureza social dos processos psíquicos e o entrelaçamento entre as dimensões afetiva e cognitiva no processo de ensino-aprendizagem. Destaca, ainda, a função social das emoções e o papel determinante da afetividade no desenvolvimento do indivíduo, bem como o das interações sociais para a construção do conhecimento e da própria pessoa. A coleta de dados foi realizada com sujeitos estudantes de cursos de graduação, envolvendo as quatro áreas de conhecimento (Humanas, Exatas, Tecnológicas e Biológicas), em uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. Dos oito sujeitos participantes, quatro relatam experiências de mediação com impactos afetivos positivos; quatro relatam impactos negativos. A metodologia de pesquisa adotada é qualitativa, sendo utilizado o procedimento das entrevistas recorrentes para coleta e análise de dados. Durante as entrevistas, os sujeitos eram incentivados a fazer comentários a respeito das práticas pedagógicas, envolvendo a atuação dos professores e descrever as possíveis repercussões afetivas das experiências vivenciadas por eles em sala de aula. Os dados foram analisados e organizados em Núcleos Temáticos de forma a identificar os aspectos das práticas pedagógicas que promovem o movimento de afastamento ou o de aproximação, de caráter afetivo, entre os alunos e os conteúdos desenvolvidos nas disciplinas, bem como as condições de ensino apresentadas em sala de aula. Como resultados, cinco núcleos temáticos foram construídos: A ¿ Práticas pedagógicas desenvolvidas pelo professor: reúne dados sobre as práticas pedagógicas dos professores, citadas pelos alunos, bem como seus impactos afetivos positivos ou negativos em sala de aula; B ¿ Características do professor: refere-se a um conjunto de comentários que destacam os aspectos afetivos que são identificados, pelos alunos, no comportamento dos professores; destacam, ainda, a maneira de ser dos professores, revelando a percepção das características pessoais dos mesmos que afetam positiva ou negativamente a sua relação com o aluno; C ¿ Relação professor-objeto de conhecimento: refere-se aos comentários dos alunos a respeito de como percebem a forma de os professores lidarem com a sua disciplina, com o ensino de maneira geral e o quanto esses aspectos interferem no interesse e na motivação dos alunos; D ¿ Práticas de Avaliação: abrange os relatos verbais sobre as formas utilizadas pelos docentes na avaliação do processo de ensino-aprendizagem e seus impactos afetivos; E ¿ Consequências do processo de mediação: é constituído pelos comentários dos alunos que revelam como as diferentes práticas pedagógicas influenciam, positiva ou negativamente, na sua relação com o objeto de conhecimento. Entende-se que os resultados podem contribuir para problematizar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior e para possibilitar aos docentes repensarem suas práticas, ressignificando-as em seu contexto de inserção

Abstract: This paper aims to describe and analyze, from the students¿ outlook, the pedagogical practices developed by higher education teachers in different subjects, and their positive or negative affective impact in the established relationship between students and the addressed subjects. It is based on the ideas of Vygotsky and Wallon, discussing the social nature of psychic processes and the interweaving between affective and cognitive dimensions on the teaching-learning process. It highlights the emotions social function and the determining role of affectivity on the individual¿s development, as well as the social interaction role to build knowledge and the person itself. The data collection was performed with undergraduate students of four knowledge fields (Humanities, Exacts, Technological and Biological) on a public institution in the State of Sao Paulo. Of the eight subject participants, four reported experiences of mediation with a positive affective impact; four reported negative impacts. The researched methodology adopted is qualitative, using recurring interviews as data collection and analysis procedure. During the interviews, the subjects were encouraged to comment about pedagogical practices, involving teachers¿ performance and to describe the possible affective repercussion of the experiences they lived in the classroom. The data were analyzed and organized in Thematic Groups in order to identify the aspects of pedagogical practices that encourage a withdrawal or approximation movement, as affective feature, between students and the contents developed in the subjects, as well as the teaching conditions showed in a classroom. As a result, five thematic groups were setup: A ¿ Pedagogical practices developed by the teacher: it gathers data about pedagogical practices developed by teachers, mentioned by the students, as well as their positive or negative affective impacts in the classroom; B ¿ Teacher characteristics: it refers to a set of comments that highlight the affective aspects identified, by the students, in the teacher; it highlights the way of being of the teachers, unveiling personal aspects that affect their relation with the students, positively or negatively; C ¿ The teacher-knowledge relation: it refers to students¿ comments about how they perceive the way teachers lead the subject, teaching in general and how much it interferes with their interest and motivation of students; D ¿ Assessment Practices: it covers verbal reports about methods used by teachers for assessing the teaching-learning process and its affective impact; E ¿ The consequences of the mediation process: is made up of the students comments that reveal how different pedagogical practices influence positively or negatively in their relation with knowledge. It is understood that the results can contribute as alternatives to problematize the teaching-learning process in higher education and it allows teachers to rethink their practices, reassigning them in their insertion context
Subject: Afetividade
Prática pedagógica
Ensino superior
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: BARROS, Flavia Regina de. Impactos afetivos das práticas pedagógicas no ensino superior: o olhar dos alunos. 2017. 1 recurso online (278 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330897>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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