Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330893
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras : da geometria euclidiana básica às cônicas
Title Alternative: Classroom activities using as pedagogical resource the folding geometry : from basic euclidean geometry to conics
Author: Lima, Mariana Beatriz Lelis de, 1981-
Advisor: Queiroz, Maria Lúcia Bontorim de, 1946-
Abstract: Resumo: A Geometria, desde a antiguidade, é objeto de estudo e interesse devido à sua relação com outras áreas da Matemática e sua aplicabilidade no dia a dia. Atualmente, o ensino de Geometria oferece a possibilidade de inovação com várias ferramentas de estudo, trazendo benefícios para a aprendizagem e desenvolvimento do ensino de Matemática. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de algumas teorias relevantes da Geometria Euclidiana Plana e alguns números construtíveis. Abordamos um breve relato histórico sobre Euclides e sua obra e sobre as diversas tentativas de resolução de alguns problemas clássicos. Em seguida, exibimos de forma sucinta um estudo sobre Cônicas. Passamos então a falar sobre Origami, sua história e o sistema axiomático de Huzita-Hatori, sua relação com a Geometria Euclidiana Plana e os conceitos geométricos apresentados por Euclides. Durante o desenvolvimento do trabalho apresentamos algumas aplicações sobre diferentes temáticas, com resoluções através de conceitos matemáticos ou dobraduras. Para finalizar, são apresentadas atividades com dobraduras, que podem ser realizados com alunos do Ensino Fundamental ao Médio

Abstract: Since antiquity, Geometry is an object of study and interest because of its relation with other areas of Mathematics and its applicability in the daily life. Currently, the teaching of Geometry offers the possibility of innovation with several study tools, bringing benefits to the learning and development of Mathematics teaching. This project presents the development of some relevant theories about Plane Euclidean Geometry and some constructible numbers. It is also addressed a brief historical account of Euclid and his work and the various attempts to solve some classical problems. Then, it is briefly presented a study on Conics. The next topic is about Origami, its history and the axiomatic system of Huzita-Hatori, its relation with Plane Euclidean Geometry and the geometric concepts presented by Euclid. During the development of this work, it is presented some applications on different themes, with resolutions through mathematical concepts or folding. Finally, activities are presented with folds, which can be performed with elementary or high school students
Subject: Geometria - Estudo e ensino
Origami
Geometria euclidiana
Matemática - Estudo e ensino
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: LIMA, Mariana Beatriz Lelis de. Atividades para sala de aula usando como recurso pedagógico a geometria das dobraduras: da geometria euclidiana básica às cônicas. 2017. 1 recurso online (218 p.). Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330893>. Acesso em: 3 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Lima_MarianaBeatrizLelisDe_M.pdf7.48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.