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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Gapuiar de saberes e de processos educativos e identitários na comunidade do rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba-PA
Title Alternative: Gapuiar of knowledge and of educational and identity process in the community of river Baixo Itacuruçá, Abaetetuba-PA
Author: Pojo, Eliana Campos, 1969-
Advisor: Brandão, Carlos Rodrigues, 1940-
Abstract: Resumo: Nesta tese analiso o modo de vida de quilombolas, circunscrito por uma territorialidade e temporalidade marcadamente regidas pelas águas dos rios, destacando as relações entre os saberes locais e a educação, na comunidade do rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba/PA. Busco apreender a prática cotidiana, através da qual os sujeitos reproduzem e revelam uma forma singular de produção de saberes e de organização social com foco na estruturação da subsistência familiar, que se faz por meio de atividades agrícolas e extrativistas. Para esse fim o estudo apoiou-se em recursos etnográficos dirigidos a enfocar a prática social, em que a cultura é uma dimensão essencial dos processos educativos e das resistências locais. As dinâmicas socioculturais exigiram um esforço analítico que explicasse a situação comunitária e identitária da realidade local. Descrevo como uma sociabilidade e uma educação vividas na comunidade permeiam as ações colaborativas entre os sujeitos, o domínio dos fazeres-saberes imbricados com a natureza e, ainda, os processos identitários sedimentados socialmente pelo grupo e que se articulam, na maioria das vezes, por meio do convívio com as águas. Em consequência, o estudo poderá contribuir tanto para se pensar a organização social de povos tradicionais na Amazônia paraense, no tocante a uma consciência política de luta no e pelo território, como também poderá ser útil para se pensar possíveis (re)configurações educacionais em contextos rurais na região do Baixo Tocantins/PA

Abstract: In this dissertation I analyze the way of life of quilombolas, circumscribed by a territoriality and temporality strongly governed by river waters, highlighting the relations between local knowledge and education, in the Itacuruçá lower river community, Abaetetuba/PA. I seek to apprehend the daily practice, through which the subjects reproduce and reveal a unique form of production of knowledge and social organization focused on the structuring of family subsistence, which is done through agricultural and extractive activities. In order to do that, the study was based on ethnographic resources focusing on the social practice, in which culture is an essential dimension of educational processes and local resistance. Sociocultural dynamics required an analytical effort that could explain the communitarian and identity situation of the local reality. I describe how the sociability and the education lived in the community permeate the collaborative actions among people, the domain of know-how imbricated with nature and, also, the identity processes socially sedimented by the group that are articulated, in most cases, by the contact with the waters. As a result, the study may contribute to instigate other ways of thinking about social organization of traditional peoples in the Paraense Amazon region, in terms of a political awareness of struggle in and through the territory, as well as to thinking of possible educational (re)configurations in rural contexts in the Lower Tocantins/PA region
Subject: Cultura popular
Sistemas agrícolas - Itacuruçá, Rio (PA)
Educação
Quilombolas
Trabalhadoras rurais
Abaetetuba (PA) - Aspectos sociais
Language: Português
Editor: [s.n.]
Citation: POJO, Eliana Campos. Gapuiar de saberes e de processos educativos e identitários na comunidade do rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba-PA. 2017. 1 recurso online (243 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330844>. Acesso em: 2 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFCH - Tese e Dissertação

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