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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.descriptionOrientador: Cassio Eduardo Lima de Paivapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online (161 p.) : il., digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFpt_BR
dc.typeDISSERTAÇÃO DIGITALpt_BR
dc.titleEstudo de dois solos tropicais melhorados com cimento ou cal para emprego em camadas superiores de estradas não pavimentadaspt_BR
dc.title.alternativeStudy of two tropical soils improved with cement or lime for employment in upper layers of unpaved roadspt_BR
dc.contributor.authorJoaquim, Amaro Gabriel, 1991-pt_BR
dc.contributor.advisorPaiva, Cássio Eduardo Lima de, 1953-pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.nameofprogramPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.subjectEstradaspt_BR
dc.subjectRevestimentospt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.subjectCimentopt_BR
dc.subjectCalpt_BR
dc.subject.otherlanguageRoadsen
dc.subject.otherlanguageInvestmentsen
dc.subject.otherlanguageSoilsen
dc.subject.otherlanguageCementen
dc.subject.otherlanguageLimeen
dc.description.abstractResumo: Mais de 85% das vias no Brasil não são pavimentadas. Embora atendam a um baixo volume de tráfego, essas vias apresentam grande importância na mobilidade de agricultores, fazendeiros e munícipes de regiões rurais. A aplicação de revestimentos primários em vias desta natureza já é uma solução normatizada no Brasil, porém ainda não devidamente executada ou empregada. Os solos tropicais usados na pavimentação são predominantemente conhecidos como lateríticos, encontrados em grandes quantidades em países de clima tropical, tais como Brasil e Angola. Contudo, nem sempre na condição natural, estes solos apresentam um desempenho adequado para serem empregues na construção de estradas não pavimentadas. Deste modo, baixos teores de aditivo químico de cimento ou cal podem ser aplicados para melhorar as propriedades físicas e mecânicas destes solos, especialmente quando não se pretende atingir altas resistências, e se quer tratar o solo local para atender a um baixo volume de tráfego, tornando a solução economicamente viável. Na construção de revestimento primário de estradas não pavimentadas, esta técnica de estabilização já é usada na América do Norte, Austrália e Europa, contudo, seu emprego no Brasil ainda é muito pouco estudado e realizado com muito pouca eficiência. Este trabalho objetiva avaliar o desempenho de dois solos tropicais, no seu estado natural e após tratamento com baixos teores de cimento ou cal, quando expostos ao tráfego e ao clima, para empregar como revestimento primário de estradas não pavimentadas. Empregou-se o método de dosagem da ABNT, com base no parâmetro principal da RCS '> ou =' 1,2 MPa, bem como CBR '> ou =' 20,0% e PMI = 0%. Também foram realizados ensaios de RTCD, CD e compressão triaxial. Conclui-se que o emprego de 4% de cimento ou 8% de cal, aos solos laterítico LG' e não-laterítico NG', compactados nas energias normal e intermediária, respectivamente, atenderam as especificações brasileiras, para serem empregues como revestimento primário de estradas não pavimentadaspt
dc.description.abstractAbstract: More than 85% of the Brazilian roads are not paved. Although these roads are under a low volume of traffic, they are of major importance for the mobility of agriculturalists, farmers and residents of rural areas. The application of primary coatings on unpaved routes is already a solution standardized in Brazil, but not yet properly executed or employed. The tropical soils used in paving are predominantly known as laterites, found in large quantities in tropical countries such as Brazil and Angola. Although, not always in the natural condition, these soils perform appropriately when applied in the construction of unpaved roads. Thus, low levels of chemical additive of cement or lime can be applied to it in order to improve the physical and mechanical properties of these soils, especially when high resistance is not desired, and the local soil is to be treated simply to attend a low volume of traffic, thence, making the paving economically viable and affordable. The application of primary coating on unpaved roads is a stabilization technique already used in North America, Australia and Europe, however, its use in Brazil is still very little studied and performed with very little efficiency. This work aims to evaluate the performance of two tropical soils, in their natural state and after treatment with low levels of cement or lime when exposed to traffic and climate, to be used as the primary coating of unpaved roads. The ABNT dosing method was used, based on the main parameter of the RCS '> or =' 1.2 MPa, as well as CBR '> or =' 20.0% and PMI = 0%. RTCD, CD and triaxial compression tests were also performed. It is concluded that the use of 4% of cement or 8% of lime, to lateritic soils LG 'and non-lateritic NG', compacted in the normal and intermediate energies, respectively, met the Brazilian specifications to be used as primary coating of unpaved roadsen
dc.publisher[s.n.]pt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.citationJOAQUIM, Amaro Gabriel. Estudo de dois solos tropicais melhorados com cimento ou cal para emprego em camadas superiores de estradas não pavimentadas. 2017. 1 recurso online (161 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330687>. Acesso em: 2 set. 2018.pt_BR
dc.description.degreelevelMestradopt_BR
dc.description.degreedisciplineTransportespt_BR
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTriches, Gliceriopt_BR
dc.contributor.committeepersonalnameTrabanco, Jorge Luiz Alvespt_BR
dc.date.defense2017-09-18T00:00:00Zpt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber01-P-04376-2015pt_BR
dc.date.available2018-09-02T22:00:41Z-
dc.date.accessioned2018-09-02T22:00:41Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-02T22:00:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joaquim_AmaroGabriel_M.pdf: 5028837 bytes, checksum: b00041a2f7e111d06cd765ae176110e6 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330687-
dc.description.sponsorCAPESpt_BR
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