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Type: Artigo de periódico
Title: Meta-memória e auto-eficácia: um estudo de validação de instrumentos de pesquisa sobre memória e envelhecimento
Title Alternative: Metamemory and self-efficacy: a validation study of research instruments in memory aging
Author: Yassuda, Mônica Sanches
Lasca, Valéria Bellini
Neri, Anita Liberalesso
Abstract: The cognitive aging literature documents in numerous studies the existence of significant age differences between younger and older adults in tests of episodic memory. Researchers have been investigating possible explanations for such differences. One hypothesis being tested is whether older adults hold different perceptions, attitudes and feelings towards memory that could affect performance negatively. Metamemory and self-efficacy are concepts that have been used in the test of this hypothesis. In the present research, a metamemory questionnaire (MIA), a self-efficacy questionnaire (MSEQ) and 4 versions of 2 episodic memory tasks (4 grocery lists and 4 short stories) were translated into Portuguese, adapted to Brazilian culture and submitted to validity testing with 33 younger and 27 older healthy Brazilian adults. The results from the analyses suggest that the Portuguese versions of these instruments have good psychometric characteristics and seem promising for research in this field in Brazil.
A literatura cognitiva documenta em inúmeros relatos a existência de diferenças significativas entre o desempenho de jovens e idosos em tarefas de memória episódica. Pesquisadores nas últimas décadas exploram possíveis explicações para esta discrepância. Uma das hipóteses em investigação é que talvez os idosos possuam percepções, atitudes e afetos diferentes relativos à memória, e que talvez seu desempenho seja afetado por estes fatores. Os conceitos de meta-memória e auto-eficácia têm sido empregados nas pesquisas sobre o envelhecimento da memória para a avaliação desta hipótese. Nesta pesquisa, 1 questionário de meta-memória (MIA), 1 questionário de auto-eficácia (MSEQ) e 4 versões de 2 tarefas de desempenho de memória episódica (4 listas de itens de supermercado e 4 histórias curtas) foram traduzidos para o português, adaptados à cultura brasileira e submetidos a testes de validação junto a 33 jovens e 27 idosos saudáveis brasileiros. Os resultados das análises realizadas sugerem que as versões em português destes instrumentos têm boas características psicométricas e são promissores para esta área de pesquisa no Brasil.
Subject: Meta-memória
auto-eficácia
memória episódica
envelhecimento
Metamemory
self-efficacy
episodic memory
aging
Editor: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.1590/S0102-79722005000100011
Address: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722005000100011
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722005000100011
Date Issue: 1-Apr-2005
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