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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A cenografia discursiva das Geórgicas
Title Alternative: The discoursive scenography of the Georgics
Author: Muniz, Liebert de Abreu, 1982-
Advisor: Vasconcellos, Paulo Sérgio de, 1959-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as Geórgicas (ca. 37-30/29 a.C.) de Virgílio pela perpectiva da cenografia discursiva. O ponto de partida é um contraponto com a pesquisa filológica tradicional, predominante em Estudos Clássicos e que, em linhas gerais, considera o texto literário como uma instância majoritariamente entendida à luz de um sistema literário. De modo contrário, um texto, ainda que um poema antigo, pode ser entendido como uma instância aberta a outros sistemas, por exemplo, o cultural, o social, o político etc. A presente pesquisa considera o discurso não sob seu aspecto retórico ou ideológico, mas enquanto uma "dipsersão" de textos (de múltiplos sistemas) que deixa transparecer seus modos de "inscrição". O poema virgiliano, assim, é submetido à noção de cenografia discursiva de Dominique Maingueneau. A metáfora teatral, numa linha de abordagem pragmática, oferece um espaço instituído. Três são as "cenas" envolvidas, a saber, a cena englobante, a cena genérica e a cenografia. À guisa de exemplo, passagens do livro 4 das Geórgicas são exploradas; nesse livro, reconhecem-se uma proposição temática, a apicultura (cena englobante), um gênero discursivo, a linguagem de preceitos (cena genérica) e um modo de representação particular, a poesia hexamétrica, de tradição homérica e hesódica (cenografia). As três "cenas" formam o cenário de enunciação do quarto livro das Geórgicas. É, no entanto, como uma cenografia ¿ a "cena" mais proeminente ¿ que o livro encena seu aparecimento, é nela que a recepção é supreendida pelo modo particular de expressão do livro

Abstract: The present work aims to reflect on Virgil¿s Georgics (ca. 37-30/29 BC) from the perspective of the discursive scenography. The starting-point is a counterpoint to the traditional philological research, influential in the Classical Studies that, in general, considers the literary text as an instance understood mostly in the light of a literary system. In alternative way, a text, even though an old poem, can be understood as an instance open to other systems, as for example, the cultural, social, political one. The present research doesn¿t focus on the rhetorical or ideological aspect of discourse, but considers discourse as a "dispersion" of texts (of manifold systems) that makes visible the ways of "inscription". The Virgilian poem is discussed according to Dominique Maingueneau¿s notion of discursive scenography. The theatrical metaphor, in agreement with pragmatic prospect, presents an institutionalized space. Three are the "scenes" involved, namely, the enclosing scene, the generic scene and the scenography. To illustrate such an approach, Georgics¿ passages of book 4 are explored; in this book, a thematic proposition is recognized, the beekeeping (enclosing scene); a genre of discourse, the language of precepts (generic scene); and a particular mode representation, the hexametric poetry of the Homeric and Hesiodic tradition (scenography). The three "scenes" shape the scene of enunciation of the Georgics 4. It is as scenography ¿ the most prominent "scene" ¿, however, that the book stages its appearance, it is in the scenography that the reception is surprised by the particular way of expression of the book
Subject: Virgilio. Georgicas - Crítica e interpretação
Análise do discurso
Generos discursivos
Teatro e linguagem
Metáfora
Editor: [s.n.]
Citation: MUNIZ, Liebert de Abreu. A cenografia discursiva das Geórgicas. 2017. 1 recurso online (261 p.). Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/330442>. Acesso em: 2 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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