Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330364
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Travessias : o grupo como fonte de desenvolvimento profissional
Title Alternative: Crossings : the group as a source of development
Author: Nasciutti, Fabiana Marques Barbosa, 1988-
Advisor: Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Abstract: Resumo: Esta investigação teve o desenvolvimento profissional como tema e o principal objetivo foi analisar o grupo colaborativo como fonte de desenvolvimento para profissionais que trabalham com demandas educacionais. De setembro a novembro de 2014, foi oferecido um Curso de Difusão Científica, vinculado à Extecamp (Escola de Extensão da Unicamp) para profissionais diversos que lidavam com questões do campo educacional e que estivessem interessados em discuti-las coletivamente. Ao todo tivemos seis psicólogas de diferentes áreas de atuação ¿ clínica particular, rede pública e privada de ensino, saúde, serviço social; uma fonoaudióloga; uma professora da Educação Infantil; um professor da Educação Básica e uma professora que atuava como coordenadora pedagógica e tinha também a formação em Psicologia. Os encontros tiveram a colaboração e as interações entre as participantes como princípios. As ações e estratégias pautaram-se no: a) diálogo e produção conjunta de conhecimentos; b) exercício de coordenar o grupo e ao mesmo tempo incluir as participantes como corresponsáveis; c) exercício de uma postura reflexiva ao longo dos encontros de modo a não apresentar uma ementa pronta, mas construir a proposta ao longo do curso. Os Grupos Colaborativos, bem como a Psicologia Escolar e Educacional Crítica subsidiaram o desenvolvimento da investigação. Ademais, a Teoria Histórico-Cultural teve lugar central na produção e análise do material empírico, oferecendo conceitos analíticos chave ¿ situação social de desenvolvimento, drama e perejivanie. A unidade dialética entre estes conceitos revelou dimensões importantes, explicando como o grupo colaborativo foi fonte de desenvolvimento profissional. O Paradigma Indiciário e os Núcleos de Significação contribuíram para organizar o material empírico e encontrar indícios de análise, com a criação de quatro Núcleos: i) A constituição de uma proposta colaborativa como um processo que se dá a partir das interações sociais e que se apresenta repleto de crises e contradições; ii) O manejo do grupo, como uma ação que exige tanto uma postura vertical quanto a horizontalidade nas relações estabelecidas; iii) A construção de conhecimentos sobre o trabalho com demandas educacionais, por meio de uma conscientização coletiva dos problemas enfrentados, produzindo questionamentos e buscando subsídios teóricos de enfrentamento; iv) A importância dos vínculos afetivos, indicando a indissociabilidade entre a dimensão pessoal e profissional. Fundamentalmente esta pesquisa revelou que desenvolvimento profissional diz respeito ao processo de desenvolvimento humano como um todo, no qual as relações sociais têm lugar privilegiado, por meio da criação de condições de desenvolvimento, em um processo permeado por contradições e crises. Por fim, a formação colaborativa entre profissionais de diferentes áreas indicou a importância do desenvolvimento de relações solidárias no trabalho com demandas educacionais

Abstract: This research had professional development as a subject and its main purpose was to analyze the collaborative group as a source of development for professionals who work with educational demands. From September to November, 2014 a professional development program associated with Extecamp (Extension School of Unicamp, Brazil) was offered to professionals from different areas, who deal with educational issues and who were interested in discussing this topic collectively. Altogether, we had six psychologists from different work fields: one early childhood teacher, one primary teacher, one speech therapist and one educational counselor who also had a degree in Psychology. The meetings had the collaboration and interactions between participants as core principles. Therefore, strategies were based on: a) the dialogue and collaborative generation of knowledge; b) the exercise of coordinating the group, including participants as co-responsible for the proposal; c) the exercise of a reflexive attitude throughout the meetings, building the proposal along the program. Collaborative Groups perspective, as well as a critical perspective in Educational Psychology, underpinned the research development. Moreover, Cultural-Historical Theory had the main contribution on data analysis, offering key analytical concepts ¿ social situation of development, drama and perezhivanie. The dialectical unit between those concepts disclosed important dimensions, explaining how the collaborative group was a source of professional development. The Inditiary Paradigm as well as the Core Meaning perspective contributed to organize the research data and to find evidences of analysis, with the creation of four categories: i) The constitution of a collaborative proposal as a process that arises from social interactions and it is plenty of crises and contradictions; ii) The management of the group, as an action that requires both a vertical and horizontal positioning; iii) The construction of knowledge about the work with educational demands, through a collective awareness of the problems faced, by questioning and searching for theoretical underpinning; iv) The importance of affective bonds, indicating the inextricable connection between personal and professional dimension. Essentially, this research indicates that professional development is about human development as a whole, in which social relations have a central place, by creating conditions of development, in a process filled with contradictions and crises. Lastly, the collaboration between professionals from different areas indicated the importance of solidary relationships to face educational demands
Subject: Desenvolvimento profissional
Teoria histórico-cultural
Psicologia escolar
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Nasciutti_FabianaMarquesBarbosa_D.pdf3.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.