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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Title: Claude Bernard e o ensino de ciências = possíveis abordagens envolvendo a história da ciência = Claude Bernard and science education: possible approaches involving the history of science
Title Alternative: Claude Bernard and science education : possible approaches involving the history of science
Author: Felisberto, Alan Dantas dos Santos, 1984-
Advisor: Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça, 1959-
Abstract: Resumo: Nas últimas três décadas diversos estudos vêm apontando a História das Ciências (HC) como um caminho que pode trazer grandes contribuições para o Ensino de Ciências (EC). Do mesmo modo, os documentos oficiais de orientação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando tratam da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, ressaltam a necessidade de contextualização histórica, filosófica, social e cultural da ciência. Nota-se que a natureza do conhecimento científico pode ser vista de modo mais claro e crítico dentro de sala de aula quando contém esse tipo de abordagem. Também, a experimentação contextualizada permite melhor compreensão de como a ciência opera e promove o conhecimento das suas diferentes metodologias, explorando, assim, o que se convencionou denominar Natureza da Ciência (NdC). No campo das ciências biológicas, os nomes de Gregor Mendel, Charles Darwin, dentre outros, são bem conhecidos do público geral. Já o nome do médico e fisiologista francês do século XIX, Claude Bernard, é pouco conhecido, mesmo nos meios científicos com os quais ele contribuiu significativamente. O presente trabalho tem como objetivo verificar possíveis aportes que a obra de Claude Bernard pode trazer para a utilização da História das Ciências no Ensino de Ciências. Como objeto de estudo e dentro da metodologia, foram consultadas fontes primárias, secundárias e a literatura sobre o Ensino de Ciências. A compilação de um esboço biográfico da personagem permitiu encontrar indícios de fatores epistêmicos e não-epistêmicos que influenciaram diretamente a sua prática laboratorial. A análise de seu livro "Introdução ao estudo da Medicina experimental" revelou o grau de sistematização da metodologia experimental com seres vivos que deu destaque a Bernard no contexto científico do século XIX. A análise preliminar de duas outras de suas publicações revelou um maior grau de interação com pelo menos um coletivo de pensamento (Fleck, [1935]1986) do período. Conclui-se que a obra de Claude Bernard é um material rico que, quando analisado mais criteriosamente, permite desenvolver atividades experimentais contextualizadas que auxiliam na promoção de um ensino de Biologia mais próximo aquilo preconizado nos documentos oficiais nacionais e pela literatura da área de pesquisa

Abstract: In the last three decades, several published studies indicating the history of science (HS) as a way that can bring significant contributions to science education (SE). In the same way, official documents such as the National Curriculum Parameters (PCN and PCN+) and the National Common Curriculum Basis (BNCC) when dealing with the natural sciences, mathematics and their technologies, highlight the need for historical, philosophical, social and cultural contextualization of science. Therefore, the so-called "nature of scientific knowledge" (NOS) acquires more relevance for a critical teaching in the classroom, also for the contextualization of experimentation, thus enabling a better understanding of how science works and its different methodologies. In the field of biological sciences, the names of Gregor Mendel, Charles Darwin and others are well known to the general public. On the contrary, the nineteenth-century French physiologist and physician, Claude Bernard, is little known, even in scientific circles to which he gave a significant contribution. The present study aims to determine possible contributions of Claude Bernard's work to the use of the history of science in science education. Regarding the object of study and methodological issues, we made use of primary and secondary sources, as well as literature about science teaching. The compilation of his biographical sketch allowed finding evidence of the epistemic and non-epistemic factors that directly influenced his laboratory practice. The analysis of his book "Introduction to the Study of Experimental Medicine" revealed the degree of systematization of the experimental methodology with living beings that gave him prominence within nineteenth-century scientific context. The preliminary analysis of two other of his publications revealed a deeper interaction with at least one "collective of thought" (Fleck, [1935]1986) of the period. The dissertation concludes that Claude Bernard's work is a rich material that, when examined more carefully, allows to the development of contextualized and experimental activities, thus helping to promote a teaching of biology closer to what federal official guidelines documents and also the literature of this research field preconize
Subject: Bernard, Claude, 1813-1878
História da ciência
Ensino de ciências
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IFGW - Tese e Dissertação

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