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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Entretecendo bordas em um fazer dançante = contribuições do movimento autêntico para a dança contemporânea = Interwaving borders in dance: authentic movement's contribution to contemporary dance
Title Alternative: Interwaving borders in dance : authentic movement's contribution to contemporary dance
Author: Bayona, Suzana Beiersdorff, 1982-
Advisor: Lambert, Marisa Martins, 1963-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa trata de analisar o encontro da linguagem da dança com a abordagem do Movimento Autêntico (MA), de modo a potencializar a pesquisa e criação em dança contemporânea. O Movimento Autêntico é uma abordagem da Educação Somática criada em meados de 1950 por Mary Whitehouse e posteriormente desenvolvido por sua discípula, Janet Adler. Tem como proposta a investigação de movimentos mediante a escuta de si, pela identificação de impulsos internos e externos e o contato com modos de relacionar-se com tais percepções. Diante deste território de cruzamentos, buscou-se aqui a criação de uma cartografia, a qual contou com diversos encontros, pontos de intersecções e desdobramentos. Destes, tem-se a realização de entrevistas com quatro artistas da dança que consideram utilizar o MA em seus processos de criação, bem como com a pesquisadora e difusora da abordagem Soraya Jorge. Também foram realizados laboratórios práticos, com o objetivo de experimentar metodologias envolvendo MA e dança. Como mapa resultante destes encontros, foram identificados elementos que podem contribuir nas etapas da preparação corporal e momento da criação em um processo artístico. Sob a perspectiva do campo expandido em artes, passamos a considerar elemento integrante a subjetividade do artista, compreendendo a criação em dança para além do resultado final, tendo o processo em si como experiência estética. Desta maneira, identificou-se como elementos importantes o "cuidado de si", o desenvolvimento da qualidade de presença e o conhecimento intuitivo do corpo, como habilidades para um modo específico de pesquisa do gesto dançado. Também se observou a importância da condição relacional que se estabelece neste processo, bem como o uso da palavra enquanto experiência. Além dos dispositivos pertencentes à prática do MA em si, foram identificados aberturas dos mesmos, conduzindo a experimentações em dança, envolvendo elementos de improvisação e uma estética que dilui as fronteiras entre arte e clínica. Além do texto escrito, esta dissertação compõe-se do Diário-Movimento, um caderno de registro que guarda em suas páginas desenhos, escritos e fotos do processo vivo

Abstract: This research seeks to analyse the gathering of dance and the approach of the Authentic Movement (AM), in a way to optimize the research and creation in contemporary dance. The Authentic Movement is an approach of the somatic education conceived in the mid 50¿s by Mary Whitehouse and later developed by her disciple, Janet Adler. The proposal is to investigate movements through the listening of oneself by the identification of internal and external impulses and the contact with different ways of relating to such perceptions. Facing this territory of crossover points, we sought to establish a cartography, counting with many encounters, intersections, and its developments. From this point, we have interviews of fours dancers who consider using de AM in their creation processes, and also of the researcher and disseminator of the approach Soraya Jorge. There have been also held practices aiming the experimentation of methodologies combining AM and dance. As the resulting map of such encounters there have been identified elements which could contribute in both steps of physical training and in the moment of creation, in an artistic process. Under the notion of the expanded field in arts, we consider an integral element the artists subjectivity, understanding the creation process in dance further than the result, taking into consideration the process as an aesthetical experience. In this way, there have been identified as important elements "the care of the self", the development of quality of presence, and the intuitive knowledge of the body, as abilities for a specific way of research of movement for dance. It has been also observed the importance of the relational quality established in this process, such as the use of words as experience. Besides the mechanisms of the AM practice itself, there have been identified openings of those, leading to experimentations in dance involving elements of improvisation and an aesthetic that dissolves the borders between art and clinics. In addition to the written text, this dissertation is composed of a Movement-Diary, and a journal where were kept drawings, written pieces, and pictures of the living process
Subject: Dança contemporânea
Movimento autêntico
Educação somática
Processo criativo
Cuidado de si
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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