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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Jogos de conto : o conto e o jogo como possibilidade de ensino, vivência e aprendizagem da filosofia do judô
Title Alternative: Tale games : the tale and the game as a possibility os teaching, experience and learning of judo philosophy
Author: Joaquim, Cássia dos Santos, 1980
Advisor: Montagner, Paulo Cesar, 1963-
Abstract: Resumo: Propostas inovadoras para o ensino do esporte passaram a ser apresentadas especialmente a partir da década de 1980, norteando-se no aluno como o centro do processo. Seguindo esta tendência, nessa pesquisa promovemos a união de dois fenômenos polissêmicos, o conto e o jogo, para propor o ensino, vivência e aprendizagem da filosofia do judô. Nomeado de Jogos de Conto, trata-se de uma proposta que se utiliza de um conto como introdutor e fomentador de jogos norteados pelo objetivo do professor. Essa pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo propositiva descritiva-exploratória, foi implementada em uma academia de Artes Marciais, da região de Campinas. Foram realizadas três aulas de observação que objetivaram conhecer o espaço e os participantes da pesquisa; três de aplicação, com a apresentação do conto baseado na máxima Seiryoku Zenyo (máxima eficiência e mínimo esforço) e o oferecimento de diversos jogos embasados nas situações narradas e nos personagens; além de um sétimo encontro quando foi promovida roda de conversa e entrevista semiestruturada. A pesquisa contemplou duas turmas, uma com seis crianças de cinco a nove anos e outra com oito crianças e jovens de 10 a 13 anos, totalizando 14 participantes. O objetivo desse estudo foi investigar a aplicação da proposta de intervenção dos Jogos de Conto no judô baseada na máxima Seiryoku Zenyo. Os dados foram coletados através de registros em diário de campo e de gravações de entrevistas individuais e de roda de conversa, que foram transcritas. O tratamento das informações foi norteado pela Análise de Conteúdos, percorrendo as fases de agrupamentos por temas relevantes que, posteriormente, foram novamente aglutinados em três categorias de análise seguidas da interpretação ou inferência. Como resultado, a primeira categoria destaca os estímulos provocados pelos Jogos de Conto, como o simbolismo e a familiaridade, a reflexão, o diálogo entre os pares, o oferecimento de espaço para a livre expressão e a proximidade professor e aluno. A segunda categoria discute as características metodológicas da aplicação, apresentando resultados oriundos da exploração dos personagens e materiais, repetição dos jogos para poderem inventar e reinventar, o estímulo à narrativa, a rememoração do conto para ressignificar, a ênfase no processo e não no resultado, o incentivo aos questionamentos, a criação do ambiente dos Jogos de Conto e a conduta ideal do professor. A terceira categoria discute os resultados da aplicação, apresentando a compreensão dos alunos sobre Seiryoku Zenyo, identificando-se o ato de observar, de pensar, o trabalho em equipe, refletir antes de agir, além de aproveitar a força do seu oponente, demonstrando que a proposta conseguiu explorar com coerência a máxima de Jigoro Kano. Conclui-se que a proposta de Jogos de Conto demonstrou qualidades pedagógicas, com destaque à sedução para a prática e a construção de relações concretas entre o conto, os jogos e os conteúdos abordados, evidenciando que esta proposta foi significativa e pode ser uma boa aliada do professor ao ensino da Pedagogia do Esporte

Abstract: Innovative proposals for the sports education started to be presented mainly in the 1980 decade. By that time, the students began to be faced as the center of the education processes. With the same tendency, this research promotes the union of two polysemy phenomena, the tale and the game, to propose the teaching, the experience and the learning of Judo¿s philosophy. With the name "Jogos de Conto" (Tale Games, literally translating), it is the proposal of a method that uses the tale as the introducer and the developer of games conducted by the teacher¿s educational aims. This is a qualitative, propositional, descriptive exploratory study that took place in a Martial Arts center located in the Campinas region. Three classes were held with the purpose of observing the space and the subjects of the survey. Another three were held for the practice, with the presentation of the tale based upon the Seiryoku Zenyo precept (maximum efficient use of energy) and the performance of games based on the circumstances and characters portrayed in the tale. A final class was conducted in order to realize a conversation circle and the semi-structured interviews. The research examined two groups, the first with six children from five to nine years old, the second with eight children and teenagers from ten to thirteen years old, resulting in a total of fourteen participants. The main purpose of this study was to investigate the application of the "Jogos de Conto" proposal into the Judo practicing, based in the Seiryoku Zenyo principle. The data was collected from two main sources, the field journal and the recording of the the individual interviews and the conversation circle. The evaluation of the collected information was conducted by the Content Analysis method, where the data is organized by groups of relevant themes and, posteriorly, arranged in three analysis categories which will be inferred. The first category highlights the motivations promoted by the "Jogos de Conto", such as symbolism and familiarity, the thinking, the dialogue among partners, the offering of space for free expression and the relationship between teacher and student. The second category discusses the methodological characteristics of the study, presenting results from: the exploration of the characters and materials; the repetition of the games to be able to invent and reinvent; the motivation to the narrative context; the recollection of the tale and its redetermination; the emphasis on the process; the encouragement of the questioning; the creation an environment for the "Jogos de Conto"; and the ideal conduct of the teacher. The third category discusses the results of the study, it presents the understanding of the students about the Seiryoku Zenyo principle, identified in their observing, their thinking, the teamwork approached, their reflecting before acting attitude, in addition to taking advantage of the opponent¿ strength, which reveals that the proposal achieved great coherence with the Jigoro Kano philosophy. It is concluded that the proposition of the "Jogos de Conto" resulted in significant pedagogical qualities, with highlights to the seduction of the practice and its construction of concrete relations between story, games and studied contents, which demonstrates that it was a substantial proposal and that it may be a reliable support for teachers to the Sports Pedagogy teaching
Subject: Contos
Jogos
Judo
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEF - Tese e Dissertação

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