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Type: TESE
Degree Level: Doutorado
Title: Espaço europeu de ensino superior e a questão da cidadania europeia
Title Alternative: European higher education area and the issue of European citizenship
Author: Passos, Rogério Duarte Fernandes dos
Advisor: Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-
Abstract: Resumo: O trabalho discute a relação da constituição da cidadania europeia com o auxílio da universidade, em particular por meio do estabelecimento da União Europeia e da criação do Espaço Europeu de Ensino Superior. Em assim sendo, após resgate histórico do Processo de Bolonha ¿ que no ano de 2010 conformou o Espaço Europeu de Ensino Superior ¿, supõe-se a universidade europeia como locus de contribuição para a cidadania europeia, trazida à tona pelo Tratado de Maastricht de 1992. Tem-se, por conseguinte, a universidade como espaço para acréscimo ao conteúdo da cidadania, não ficando o conceito alicerçado exclusivamente no Estado nacional como a sua unidade básica, uma vez que se identifica a proposta de realizá-la, igualmente, nos campos do saber e da cultura. Para tanto, da mesma forma colhe-se os elementos de uma trajetória de grande atualidade para o contexto político e educacional, apta a visualizar uma Europa não apenas fincada nas questões econômicas, mas, por conseguinte, nas morais e culturais, representando eixo de orientação ao caminho trilhado pelo Processo de Bolonha em direção a valores caros aos seres humanos, tendo a educação superior e as universidades enquanto panos de fundo e como portadoras de uma missão e de uma responsabilidade, no bojo de um itinerário em que elas mesmas podem se proporcionar no contexto de reforma uma autorreflexão e reposicionamento em face das questões do momento contemporâneo

Abstract: The work discusses the relationship of the constitution of European citizenship with the help of the university, specifically through the establishment of the European Union and the creation of the European Higher Education Area. That being so, after historic rescue of the Bologna Process ¿ who in 2010 resigned the European Higher Education Area ¿, it is assumed that the European university as a locus of contribution for European citizenship, brought out by the Maastricht Treaty of 1992. There is, therefore, the university as a space to increase the content of citizenship, not getting the concept rooted exclusively in the national state as its basic unit, since it identifies the proposal to do it also in the fields knowledge and culture. Therefore, in the same way draw in the elements of a great current trajectory for political and educational context, able to see a Europe not just stuck on economic issues, but therefore the moral and cultural, representing orientation axis the path taken by the Bologna Process towards values cherished by humans, with higher education and universities as backdrops and as having a mission and a responsibility, in the midst of a journey in which they themselves can provide in the context of reform one self-reflection and repositioning in view of the question of the contemporary moment
Subject: Educação superior - Europa
Reforma universitária - Europa
Cidadania - Europa
Bolonha (Itália) - Relações exteriores - Tratados
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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