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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Orientador/a pedagógico/a: o que você faz na escola? : uma análise dos diferentes estilos e do gênero de atividade
Title Alternative: Pedagogical counselors what do you do in school? : an analysis of the different styles and the type of activity
Author: Brito, Ana Paula Souza, 1980-
Advisor: Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-
Abstract: Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar o cargo de Orientação Pedagógica, em relação ao contexto histórico, às atribuições vigentes, à constituição dos sujeitos como profissionais da educação, e às condições efetivas de trabalho numa rede pública municipal de ensino, situada no interior do Estado de São Paulo. Para tanto, diferentes modos de atuação de Orientadores Pedagógicos foram problematizados e analisados, tendo em vista contribuir para a configuração deste gênero de atividade profissional. Como procedimentos metodológicos foram realizados 1. encontros de discussão com profissionais da área em questão; 2. a análise de documentos oficiais e de apoio; e 3. a "Instrução ao Sósia", proposta por Yves Clot, como instrumento de pesquisa que viabiliza possível elaboração da experiência de trabalho pela linguagem. Os diálogos produzidos nessas inter-relações possibilitaram a emergência de significados diversos, que convocaram à problematização das condições de produção dos discursos e do trabalho. A análise dos dados produzidos foi respaldada pelas contribuições de autores da Perspectiva Histórico-Cultural (VIGOTSKI, LURIA, LEONTIEV, BAKHTIN), pela Análise do Discurso de linha francesa (FOUCAULT, PEUCHEUX, MAINGUENAU), pela Psicologia e Sociologia do Trabalho (CLOT, FAÏTA, AMIGUES) e outros estudos sobre o trabalho (MARX, ENGELS, ANTUNES, FREIRE, FRIGOTTO, SAVIANI E DUARTE). Os discursos dos/as profissionais participantes na pesquisa permitiram ressaltar os pontos em comum, evidenciar contradições e apontar possibilidades no trabalho de Orientação Pedagógica; indicaram ainda a oportunidade de constituição de "coletivos de trabalho", bem como a importância dos processos formativos como instrumentalização das atividades. Com base nas análises produzidas, foi possível dar visibilidade às potencialidades na organização/acompanhamento das atividades e nas proposições de contextos formativos, situações nas quais este/a profissional pode tornar-se um/a colaborador/a do trabalho docente. Ocupando uma posição de mediação no coletivo da escola e participando efetivamente de um processo que se configura pela elaboração de táticas capazes de produzir novas formas de co-laboração, os modos de atuação incitam a considerar a dimensão política implicada na Orientação Pedagógica

Abstract: This article aims to investigate the position of Pedagogical Guidance, regarding to the historical context, to the current assignments, to the individual¿s constitution as educational professionals and to the effective working conditions in a municipal public education network, located in the countryside of São Paulo state. Therefore, different means of Pedagogical Counselors performance were problematized and analyzed, with a view that contributes to the professional configuration asset genre. Methodological procedures were achieved: 1. discussion meetings with professionals of the object studying area; 2. analysis of official supporting documents; and 3. Yves Clot¿s Instruction au Sosie, as a research tool that enables the elaboration of the work experience through language. The dialogues produced in these interrelationships permited the emergence of diverse meanings, which brought up to the problematization of the conditions about speeches and work production. The data analysis produced were supported by contributions of the Historical-Cultural Perspective authors (VIGOTSKI, LURIA, LEONTIEV, BAKHTIN), analysis fom the French Speech line (FOUCAULT, PEUCHEUX, MAINGUENAU), Psychology and Sociology of Labor (CLOT, FAÏTA, AMIGUES) and other studies on the work (MARX, ENGELS, ANTUNES, FREIRE, FRIGOTTO, SAVIANI AND DUARTE). The professionals¿ quotes in the research allows to highlight common points, evidencing contradictions and pointing out possibilities in the Pedagogical Guidance work; they also indicate the opportunity for the constitution of "collective working groups", as well as the importance of formative processes as an instrument for the activities. Based on the analyzes produced, it was possible to give visibility to the potentialities in organization/monitoring activities and to the propositions of formative contexts, situations in which this professional can become a collaborator of the teaching work. Occupying a mediating position in the school collective and effectively participating in a process that is shaped by the elaboration of techniques capable of producing new co-work means, the action methods encourage to consider a political dimension inherent to Pedagogical Guidance
Subject: Orientação pedagogica
Trabalho
Prescrições
Formação docente
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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