Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330289
Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: A construção da fala do ator segundo o Grupo TAPA = reflexões sobre um processo de aprendizagem = Building up the actors speech acording to Grupo TAPA: considerations about a learning process
Title Alternative: Building up the actors speech acording to Grupo TAPA : considerations about a learning process
Author: Navarro, Fernando, 1963-
Advisor: Rimoli, Ariane Porto Costa, 1964-
Abstract: Resumo: Esta dissertação se propõe a apresentar aspectos, métodos e características do trabalho desenvolvido por um grupo teatral de São Paulo, o Grupo TAPA, referentes ao treinamento e à preparação de atores, com foco prioritário na criação da fala cênica. O projeto foi desenvolvido durante os encontros dos "Grupos de Estudos" de fevereiro de 2013 até janeiro de 2015. Os grupos de estudos eram voltados a atores profissionais e seu objetivo era preparar os atores para trabalhar um texto dramático, no processo de criação da cena. As reuniões ocorriam uma vez por semana, todo sábado, com 3 horas de duração. Os encontros foram registrados em um "diário de campo". Posteriormente, estas anotações foram organizadas, analisadas e serviram de base a este trabalho cuja metodologia se enquadra no conceito de "observador participante", em que o pesquisador se insere num determinado grupo social, como participante de suas atividades, enquanto coleta informações para uma pesquisa. Esta dissertação descreve o processo e as atividades vividas pelo autor-pesquisador nesses "grupos de estudos", além de apresentar os procedimentos, ferramentas, técnicas e pensamentos que compõem a abordagem utilizada pelo Grupo TAPA na preparação de atores. O trabalho aponta ainda a importância de registrar e recuperar histórias, técnicas e trajetórias dos grupos teatrais brasileiros

Abstract: This dissertation proposes to present aspects, methods and characteristics of the work developed by a theatrical group of São Paulo, the TAPA Group, regarding the training and preparation of actors, with a priority focus on the creation of scenic speech. The project was developed during "Study Groups" meetings which took place from February 2013 until January 2015. The study groups were aimed at professional actors and their purpose was to prepare the actors to work a dramatic text in the process of scenic creation. The meetings were held once a week, every Saturday, with a duration of 3 hours. The meetings were registered in a "field diary". Later, those notes were organized, analyzed and served as a basis for the present work, whose methodology falls into the concept of "participant observer", where the researcher is engaged in a certain social group, taking part in their activities, while collecting Information for a research. This dissertation describes the process and activities of the author-researcher experienced in these "study groups". In addition, it presents the procedures, tools, techniques and thoughts that, together, define the approach used by the TAPA Group in the preparation of actors. Finally, the work points out the importance of registering and rescuing stories, techniques and trajectories of Brazilian theater groups
Subject: Teatro
Teatro - Direção e encenação
Teatro - Técnica
Teatro - Estudo e ensino
Atores - Formação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
NavarroFilho_Fernando_M.pdf3.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.