Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330283
Type: DISSERTAÇÃO
Degree Level: Mestrado
Title: A formação de engenheiros em Pernambuco : algumas histórias
Title Alternative: The schooling of engineers at Pernambuco State : some stories
Author: Pinto, Andre Roberto da Silva, 1988-
Advisor: Miorim, Maria Ângela, 1953-
Abstract: Resumo: O objetivo central desta investigação foi estudar as características da formação de engenheiros civis-professores de matemática, pela Escola de Engenharia de Pernambuco, entre finais do século XIX e inícios do século XX. Pautados em autores da História Cultural, especialmente em Carlo Ginzburg, buscamos rastros, no sentido atribuído por este autor, que nos ajudaram a construir "o fio do relato" e a nos orientar "no labirinto da realidade" (GINZBURG, 2007, p. 7). Para compor o fio das narrativas, utilizamos rastros deixados em diversos tipos de documentos, como livros, entrevistas, artigos, textos oficiais e escolares, encontrados em diferentes lugares de memória. Os rastros encontrados nos levaram à produção de três textos independentes, que não têm como fio condutor a cronologia. No primeiro deles, adentramos no universo da engenharia no Brasil, buscando identificar tipos diferentes de formação de engenheiros. No segundo texto, composto de duas partes, apresentamos duas narrativas históricas, uma centrada em memórias institucionais e outra em memórias de alguns personagens que fizeram parte do cotidiano da Escola de Engenharia de Pernambuco. O terceiro texto centra sua atenção nas discussões teórico-filosóficas que ocorriam nas primeiras décadas do século XX, particularmente, na visão de Luiz de Barros Freire, que foi aluno, professor e diretor da EEP

Abstract: The central objective of this investigation was to study the characteristics of engineers civil-math teachers¿ formation, by Engineering School of Pernambuco State, during the late 19th century and early 20th century. Based on authors of Cultural History, especially Carlo Ginzburg, we look for traces, in the sense attributed by this author, who helped us to build "thread of narration" and guided us "in the labyrinth of reality" (GINZBURG, 2012, p. 1). To compose the thread of the narrative, we use traces left in several types of documents, such as books, interviews, articles, official and educational texts, found in different places of memory. These traces led us to produce three independent texts, which do not have chronology as their guiding principle. In the first one, we enter the universe of engineering in Brazil, seeking to identify different types of training to engineers. The second text, composed of two parts, we present two historical narratives, one centered on institutional memories and the other on memories of some characters who were part of the daily life of the Engineering School. The third text focuses on theoretical-philosophical discussions that occurred in the first decades of the 20th century, particularly, in the vision of Luiz de Barros Freire, who was a student, a teacher and Director of the EEP
Subject: Escola de Engenharia de Pernambuco
Escolas de engenharia
Professores
Engenheiros
Matemática
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2015
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Pinto_AndreRobertoDaSilva_M.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.