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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Palavreando : uma proposta de aplicativo educacional para a aprendizagem de português escrito pelos surdos
Title Alternative: Palavreando : a proposal of educational app for written Portuguese learning by deaf people
Author: Dorta, Jéssica Vasconcelos, 1991-
Advisor: Rocha, Claudia Hilsdorf, 1965-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa propositiva, de natureza qualitativa e base etnográfica (ANDRE, 2003), tem como objetivo central delinear e analisar as principais características de uma proposta de aplicativo educacional móvel voltado à comunidade surda, Palavreando, cuja finalidade é a aprendizagem de palavras, vista como um processo multimodalizado e discursivo de construção de sentidos em Português. Para isso, investigamos o perfil e as percepções de um grupo de aluno surdos, inseridos em um programa bilíngue de apoio escolar a crianças e jovens surdos, situado em uma universidade pública do interior paulista, em relação à aprendizagem de português escrito, mediada pelas tecnologias digitais móveis. O referencial teórico que norteou o nosso trabalho constitui-se pelos estudos voltados ao (i) campo da Aprendizagem Móvel (McQUIGGAN et al, 2015; SHARPLES, M., 2005); (ii) ao conceito de novos letramentos, tal como definidos, principalmente, por Lankshear e Knobel (2007, 2011); (iii) e à visão sócio-histórica e dialógica da linguagem (BAKHTIN/VOLÓCHINOV, 2011, 2015, 2017). Para cumprir os objetivos traçados para esse estudo, foram adotados como instrumento de produção de dados um questionário online, registros da observação das aulas do programa bilíngue em diário de campo e dois grupos focais. O cruzamento dos dados produzidos a partir desses instrumentos evidenciaram algumas categorias teórico analíticas relevantes para orientar a condução da análise e, portanto, a composição da proposta do app. As noções de multimodalidade, palavra/enunciado, contexto, colaboração e interação entre os usuários foram os conceitos mais significativos. Considerando o contexto sociolinguisticamente complexo dos surdos, Palavreando foi pensado em conjunto com os alunos participantes da pesquisa. Além disso, deve ser compreendido como um objeto aberto e inacabado que ganha vida apenas no uso pela comunidade, ou seja, ele se caracteriza como um recurso que deve estar em constante (re)construção

Abstract: This qualitative and ethnographic research proposal (ANDRE, 2003) aims to delineate and analyze the main characteristics of a proposed mobile educational app destined to the deaf community, Palavreando, whose purpose is word learning, seen as a multimodal and discursive process of meaning making in Portuguese. For this, we investigated the profile and perceptions of a deaf student group, inserted in a bilingual program of school support to deaf children and youth, located in a public university in a small city in the countryside of São Paulo State, in relation to learning written Portuguese, mediated by mobile digital technologies. The theoretical framework that guided our work is constituted by the studies focused on (i) the field of Mobile Learning (McQUIGGAN et al, 2015; SHARPLES, M., 2005); (Ii) the concept of new literacies, as defined mainly by Lankshear and Knobel (2007, 2011); (Iii) and to the socio-historical and dialogical view of language (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2011, 2015, 2017). In order to fulfill the objectives outlined for this study, an online questionnaire, records of the observation of bilingual program classes in research diary and two focus groups were adopted as an instrument of data production. The crossing of the data produced from these instruments showed some analytical theoretical categories relevant to guide the conduct of the analysis and, therefore, the composition of the proposal of app. The notions of multimodality, word/enunciated, context, collaboration and interaction among users were the most significant concepts. Considering the sociolinguistically complex context of deaf people, Palavreando was constructed together with the students participating in the research. In addition, it must be understood as an open and unfinished object that comes to life only in the use by the community, that is, it is characterized as a resource that must be in constant (re)construction
Subject: Surdos - Educação
Estudantes surdos
Lingua portuguesa - Ensino auxiliado por computador
Língua portuguesa - Português escrito
Educação bilingue
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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