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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A língua inglesa no terceiro setor : adolescência, gênero e vulnerabilidade social no confronto com a língua-cultura do outro
Title Alternative: The English language in the third sector : adolescence, gender and social vulnerability in the confrontation with the language-culture of the other
Author: Peixoto, Mariana Rafaela Batista Silva, 1988-
Advisor: Coracini, Maria José Rodrigues Faria, 1949-
Abstract: Resumo: Nesta tese, discutimos o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira, no terceiro setor no Brasil, a partir de três aspectos: da adolescência, da identidade de gênero e da vulnerabilidade social. Do ponto de vista teórico-metodológico, orientamo-nos pela abordagem discursivo-desconstrutivista, desenvolvida no Brasil por Coracini (1999, 2003, 2011) e outros autores, cujos dispositivos se estabelecem na/pela (des)construção da "ficção teórica", que nos permite constantemente reformular nosso gesto interpretativo, bem como a própria abordagem na qual nos circunscrevemos (DA ROSA, RUBBO & PEIXOTO, 2015). Este estudo nasce do encontro com uma in-sistente resistência ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, por parte de alunas adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, de uma ONG de Campinas. Tendo em vista essa realidade encontrada, apostamos na hipótese de que, apesar da dada resistência, mulheres-adolescentes em situação de vulnerabilidade social se identificam com as promessas (DERRIDA, [1996] 2001) da língua-cultura do outro. Assim sendo, o nosso objeto de estudo se deu a partir da análise de dizeres dessas alunas a respeito do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Ao investigarmos as regularidades e dispersões enunciativas do material de análise, estabelecemos a composição de dois eixos temáticos, a partir dos quais discutimos as modalidades do laço social e das experiências de borda no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. Com a discussão empreendida, não visamos trazer esclarecimentos ou produzir "verdades" acerca do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no terceiro setor, mas questionar os modos como a vulnerabilidade social e a condição de mulher-adolescente parecem incidir nas promessas da/na língua-cultura do outro, na cena contemporânea

Abstract: This thesis aims at discussing the EFL teaching-learning process in the Brazilian third sector, by taking into account three aspects: adolescence, gender, and social vulnerability. When it comes to the theoretical-methodological approach, this study is based on the discursive-deconstructivist approach ? developed in Brazil by Coracini (1999, 2003, 2011) and other authors ? whose apparatus are constantly being (de)constructed, what also allows us to reformulate our interpretative gesture continually, as well as the theoretical approach in which this thesis is circumscribed (DA ROSA, RUBBO & PEIXOTO, 2015). This research is born from the encounter with a persistent resistance to the ESL teaching-learning process by teenage girls, in situations of social vulnerability, who attended the courses offered by an NGO, located in the outskirts of Campinas. Therefore, we bet on the hypothesis that, despite the resistance found, women-adolescents in situations of social vulnerability do identify with the promises (DERRIDA, [1996] 2001) of the language-culture of the other. Thus, our object of study consisted on the analysis of the utterances of those teenage girls, who attended the ESL course offered at the organization. By investigating the enunciative regularities and dispersions of the corpus, two thematic axes were established, from which we discuss the modalities of the social bond and the embodyment experiences in the language-teaching process. Through the undertaken discussion, we do not seek to clarify or produce "truths" about the language-teaching process in the Brazilian third sector, but to question the ways in which social vulnerability and the status of being a woman-adolescent seem to affect the promises of / in the language-culture of the other, without losing sight of the contemporary scene
Subject: Lingua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Terceiro setor - Brasil
Adolescentes (Meninas) - Campinas (SP)
Identidade de gênero
Vulnerabilidade social
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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