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Type: DISSERTAÇÃO DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Cuidar de quem cuida : estudo sobre qualidade do sono de professoras do ensino fundamental
Title Alternative: Caring for the carer : a study about slepp quality of elementary school teachers
Author: Martinez, Ivy Christine Moura de Mesquita, 1984-
Advisor: Mendes, Roberto Teixeira, 1953-
Abstract: Resumo: O ambiente escolar favorece a discussão sobre temas relacionados à promoção de saúde com crianças e adolescentes, bem como a elaboração de atividades sistematizadas e contínuas. Nesse contexto, o professor tem papel fundamental como agente de transformação social. Por isso, é importante conhecer as condições e a qualidade de vida desse profissional, sua percepção sobre o tema, assim como os fatores que influenciam sua saúde física e psíquica. Sabe-se que, entre os fatores que impactam a qualidade de vida, figuram a má qualidade do sono e suas consequências. A partir desse cenário, torna-se relevante a indagação sobre o estatuto da qualidade do sono e seus desdobramentos sobre a saúde de professores do ensino fundamental I, sem deixar de lado os fatores associados, sobretudo a obesidade. Para tanto, os objetivos deste trabalho foram, por um lado, revisar artigos que avaliaram a relação entre qualidade do sono e obesidade em adultos e, por outro, conhecer a qualidade do sono e variáveis associadas de professoras das séries iniciais do ensino fundamental do município de Sorocaba. Foi realizado estudo descritivo transversal em escolas públicas estaduais nos anos de 2013 e 2014. A coleta de dados foi composta por questionário autoaplicável para obtenção de informações sociodemográficas, de saúde e de qualidade do sono, esta última determinada por meio do questionário PSQI. Avaliou-se o estado nutricional (peso aferido e estatura referida) segundo critérios da OMS (1997). Para as análises deste estudo, foram computadas as prevalências e respectivos intervalos de confiança de 95%. As associações entre variáveis independentes e o sono de má qualidade foram calculadas pelo teste qui-quadrado com nível de significância de 5%. Também foram produzidas análises de regressão múltipla de Poisson para estimar razões de prevalência ajustadas pela idade das mulheres. Os resultados apontaram que mais da metade da população estudada apresentou má qualidade do sono (53,8%), associada significativamente com as variáveis estado conjugal, obesidade e duração do sono (menor que sete horas por noite), e com sintomas como excesso de sono dentro e fora do trabalho; cansaço em braços, mãos, pernas e pés; irritabilidade; diminuição da resistência física; angústia; tristeza e taquicardia. A partir desses dados, o presente estudo evoca a relevância de investir em estudos aprofundados sobre tais relações nessa população, assim como em políticas e programas de atenção sobre a saúde, especialmente a qualidade do sono e fatores associados à sua privação

Abstract: The school environment favors the discussion on topics related to health promotion with children and adolescents, as well as the development of systematized and continuous activities. In this context, the teacher plays a fundamental role as an agent of social transformation. Therefore, it is important to know the conditions and the quality of life of this professional, his perception about the subject, as well as the factors that influence his physical and mental health. It is known that the quality of life is affected by a number of factors, such as poor sleep quality and its consequences. Hence, it is relevant to investigate the sleep quality and its consequences on the health of elementary school teachers, without neglecting the associated factors, especially obesity. Therefore, the objectives of this study were, on the one hand, to review articles that assessed the relationship between sleep quality and obesity in adults and, on the other hand, to examine the quality of sleep (and associated variables) of teachers in the initial grades of elementary schools in the city of Sorocaba, São Paulo state, Brazil. A descriptive cross-sectional study was carried out in state public schools in the years of 2013 and 2014. The data collection was composed of a self-administered questionnaire to obtain sociodemographic, health and sleep quality information, the latter being determined by means of the PSQI questionnaire. The nutritional status (measured weight and reported height) was analyzed according to WHO criteria (1997). For the purposes of this study, the prevalence of the data and their respective 95% confidence intervals were computed. Associations between independent variables and poor sleep were calculated using the chi-square test with significance level of 5%. Multiple Poisson regression analyzes were also performed to estimate age-adjusted prevalence ratios for women. The results showed more than a half of population studied got of poor sleep quality (53.8%), significantly associated with variables such as marital status, obesity and sleep duration (less than seven hours per night), and with symptoms such as excessive sleep in and out of work; arms, hands, legs and feet tiredness; irritability; decreased physical endurance; anguish; sadness and tachycardia. Based on these data, the present study evokes the relevance of investing in in-depth studies on these relationships regarding this population, as well as health care policies and programs, specifically focusing sleep quality and factors associated with their deprivation
Subject: Sono
Obesidade
Professores
Ensino fundamental
Editor: [s.n.]
Citation: MARTINEZ, Ivy Christine Moura de Mesquita. Cuidar de quem cuida: estudo sobre qualidade do sono de professoras do ensino fundamental. 2017. 1 recurso online (93 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/328505>. Acesso em: 2 set. 2018.
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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