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Type: Artigo
Title: Participation Of Children With Sd In Therapeutic Group
Title Alternative: Participação De Crianças Com Sd Em Grupo Terapêutico
Author: Grandin
Adriana Braga; Batista
Cecilia Guarnieri
Abstract: Embora o mecanismo biológico de determinação da síndrome de Down (SD) esteja bem estabelecido, a literatura tem constatado grande variabilidade no que se refere ao desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com SD. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi caracterizar modos de participação de crianças com SD em contexto terapêutico grupal (fonoaudiologia), na perspectiva histórico-cultural. Foi realizado projeto temático (alimentos) com um grupo de cinco crianças (8â 9 anos). A transcrição e análise das filmagens permitiu descrever detectar diferentes habilidades (compreensão e apropriação de novos conhecimentos, formas de interação no grupo) consideradas indícios de desenvolvimento potencial. Foram discutidas as decorrências desse modelo de análise para o planejamento e acompanhamento de atividades em contexto inclusivo. Considerou-se relevante a busca de diferentes indicadores de desenvolvimento, especialmente os de baixa frequência ou pouca estabilidade, de forma a propiciar oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento para todos, incluindo os participantes que apresentam maior dificuldade.
Editor: Wiley-Blackwell
Hoboken
Citation: Journal Of Research In Special Education Needs. Wiley-blackwell, v. 16, p. 809 - 812, 2016.
Rights: fechado
Identifier DOI: 10.1111/1471-3802.12221
Address: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12221/full
Date Issue: 2016
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