Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/327724
Type: Artigo
Title: Skills Of Students With Educational Difficulties
Title Alternative: Habilidades De Alunos Com Dificuldades Escolares
Author: Souza
Fernanda Santos; Batista
Cecilia Guarnieri
Abstract: O presente estudo buscou identificar habilidades cognitivas e sociais em criancas e adolescentes com dificuldades escolares, cujo QI era compativel com o valor delimitado para o diagnostico de deficiencia intelectual (igual ou inferior a 70 no teste WISC-IV). Foram realizados estudos de caso com cinco criancas e adolescentes envolvendo entrevistas semiestruturadas com os seus pais ou responsaveis e profissionais da instituicAo escolar em que estavam matriculados. Foram tambem realizadas observacAo participante e filmagem das sessoes de atendimento de um programa de educacAo nAo formal. A analise dos dados envolveu: transcricAo das entrevistas e elaboracAo de quadros com as habilidades cognitivas e sociais relatadas; exame das filmagens, com transcricAo e analise microgenetica de episodios significativos. A analise dos dados permitiu a identificacAo de varias habilidades nos participantes, bem como favoreceu a compreensAo de cada caso, ao identificar exemplos de incentivo ao desempenho, bem como situacoes que provavelmente representavam obstaculos a novas aquisicoes.
Subject: Deficiencia Intelectual
Avaliação
Desenvolvimento Humano
Cognição
Editor: Wiley-Blackwell
Hoboken
Citation: Journal Of Research In Special Education Needs. Wiley-blackwell, v. 16, p. 573 - 577, 2016.
Rights: fechado
Identifier DOI: 10.1111/1471-3802.12187
Address: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12187/full
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
000381283800117.pdf247.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.