Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/327723
Type: Artigo
Title: Therapeutic Group: Preparing Family For Inclusion
Title Alternative: Grupo Terapêutico: Preparo Familiar Para Inclusão
Author: de Souza Nobre
Maria Ines Rubo; Macedo
Tahynna Peres; Bitencourt Moraes
Ana Clara; Ietto Montilha
Rita de Cassia
Abstract: Algumas pesquisas mostram que a familia nAo e o unico contexto em que a crianca tem oportunidade de vivenciar e ampliar o seu repertorio de aprendizagem e desenvolvimento, sendo a escola outra instituicAo fundamental (Marques, 2002). O presente trabalho tem como objetivo descrever a abordagem grupal, desenvolvida com cuidadores de criancas com necessidades especiais, tendo como um dos objetivos a preparacAo da familia para a inclusAo escolar. Metodo: Estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observacoes dos grupos que acontecem semanalmente, com duracAo de uma hora. Resultados: A amostra foi composta por 20 cuidadoras, todas mAes. Durante os grupos foram discutidos temas como desenvolvimento da crianca com necessidades especiais, direitos para a inclusAo, dificuldades escolares, orientacoes para a escola, entre outros. A partir dos relatos observa-se que os individuos com necessidades especiais e seus familiares necessitam, na fase escolar, conhecer estrategias e equipamentos que facilitem o aprendizado das atividades escolares.
Subject: Grupo
Inclusão
Familia
Deficiencia
Editor: Wiley-Blackwell
Hoboken
Citation: Journal Of Research In Special Education Needs. Wiley-blackwell, v. 16, p. 568 - 572, 2016.
Rights: fechado
Identifier DOI: 10.1111/1471-3802.12317
Address: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1471-3802.12317/full
Date Issue: 2016
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
000381283800116.pdf249.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.