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Type: TESE DIGITAL
Title: Educadores surdos : reflexões sobre a formação e a prática docente
Title Alternative: Deaf educators : reflections about formation and teaching practices
Author: Rocha, Daniele Silva, 1986-
Advisor: Nascimento, Lilian Cristine Ribeiro, 1966-
Abstract: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o perfil do profissional educador surdo e sua função no ambiente educacional, destacando sua formação técnica pedagógica, e refletir sobre os reflexos de sua atuação na formação dos alunos surdos. Essa pesquisa foi realizado com método de cunho qualitativo e quantitativo que teve como objeto de análise um questionário on line realizado com educadores surdos e também observações em sala de aula. Os dados das respostas aos questionários foram quantificados e, posteriormente, discutidos e analisados. Para descrever e refletir sobre observações em sala de aula em que atuam educadores surdos, realizou-se uma análise interpretativista baseada nos seguintes critérios: metodologia utilizada; didática; comprometimento com o ensino; uso de materiais adaptados e conhecimento. As análises tiveram como embasamento as perspectivas histórico-cultural (Vygotsky) e a teoria enunciativo-discursiva (Bakhtin). Os resultados encontraram uma consonância entre as respostas dos questionários e as observações em sala de aula. Pode-se concluir que, ainda hoje, ocorre uma desvalorização do profissional surdo no ambiente educacional, sendo que este, na maioria das vezes, é contratado na educação básica como instrutor, mesmo tendo formação superior, o que lhes cerceia a autonomia como docente

Abstract: The present research aims at understanding the profile of the deaf educator as well as his role in the educational environment highlighting his technical academic formation, not to mention dwelling on how his job reflects on the formation of the deaf students. The objects of analysis of such research, being qualitative as it is, were classroom observations and an online questionnaire for which the respondents were the aforementioned deaf educators. The data produced by the answers to the questionnaire were quantified and, later on, discussed and analyzed. To describe and reflect upon the classroom observations in which deaf educators work, an interpretative analysis was made based on the following criteria: methodology applied; teaching practice; commitment to teaching; use of adapted materials and knowledge. The analyses were based on the historical-cultural perspective (Vygotsky) and on the enunciative-discursive perspective (Bakhtin). The answers to the questionnaires and the classroom observations proved to be in harmony. Thus, we may conclude that, still today, the deaf professional is devalued in the educational environment and in most cases is hired for the primary education level of schooling as an instructor even having superior formation which, by the way, curbs his authority as an educator
Subject: Professores surdos
Formação docente
Prática docente
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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