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Type: TESE DIGITAL
Title: Classificação de sondagens (trado, percussão, rotativa e mista) para a apresentação em perfis individuais de sondagens : curso examinado sob a perspectiva de ensino e de pensamento geológico
Title Alternative: Borehole classification (auge boring, cable percussion boring and rotatory drilling) for an investigation of individual borehole profiles : a course undertaken from the perspective of current teaching methods and geological thinking
Author: Delatim, Ivan José, 1959-
Advisor: Gonçalves, Pedro Wagner, 1958-
Abstract: Resumo: Todo projeto de engenharia civil inicia-se pelo conhecimento das condições geológicas da área onde se pretende construir uma obra. As sondagens diretas, indiscutivelmente, contribuem para a investigação do subsolo, cujo diagnóstico final, formalmente apresentado na forma de Perfil Individual de Sondagem (PIS), deve refletir as condições geológico-geotécnicas do local investigado. O presente trabalho propõe examinar um "Curso de Classificação de Sondagens", que tem por objetivo, capacitar profissionais da área de Geologia a descreverem amostras e solos e rochas provenientes de sondagem, para serem apresentados nos PIS. A qualidade e a confiabilidades dessas investigações e de seus resultados dependem de vários atores, que necessitam ter conhecimentos técnicos específicos e treinamento adequado. O curso propõe discutir o papel desses atores no processo de elaboração desses resultados e as competências necessárias para realiza-las, além de propor uma sequência descritiva que seja compreendida por Geólogos e demais profissionais da área da Geóloga de Engenharia. Para isso o curso levam em conta os critérios práticos utilizados na descrição tátil-visual, amparados em procedimentos práticos, terminologias e parâmetros geotécnicos constantes nas normas técnicas vigentes e nos boletins técnicos da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental - ABGE. O curso se desenvolve sob duas linhas de pensamentos: uma Geológica, a partir dos indicadores que emergem da geologia como ciência, como o raciocínio geológico, a partir das reflexões de Robert Frodeman e outra educacional, de Philippe Perrenoud, que defende o aprendizado por competência e assim identificá-las para a tarefa de descrever amostras de sondagens. O curso está estruturado em dois módulos, com abordagens teóricas e práticas e pode ser situado como um curso técnico na área de Geologia. Uma avaliação preliminar, junto aos participantes das edições realizadas nos dois últimos anos, revelou que a tarefa de descrever amostras obtidas em sondagens é parte essencial na capacitação profissional dos geólogos, pois o auxilia na compreensão da importância dos métodos de investigação para os projetos e no seu papel como ator participante no processo, comprometido com a qualidade, com a ética e garantindo confiabilidade nos resultados apresentados. Aos alunos que participaram de curso e que inclui em seu dia-a-dia a atividade de descrever sondagens, se dizem mais seguros em acompanhar os trabalhos de investigação no campo e confortáveis quanto aos resultados por eles apresentados. Dessa maneira o curso atende a uma necessidade técnica do profissional de Geologia para a qual manipular amostras obtidas em sondagens é parte essencial na sua formação, assim, os procedimentos que envolvem manuseio e descrição de solos e rochas devem ser incorporados às metodologias de investigação da Geologia de Engenharia e faz uma provocação ao meio técnico, principalmente à Geologia, na busca por uma padronização na maneira de descrever os horizontes geológicos nos PIS, capaz de ser compreendida por todos os profissionais de Geologia de Engenharia

Abstract: Direct borehole undoubtedly assists in the probing of the subsoil and the final analysis of the geological and geotechnical conditions is represented in the form of an ¨Individual Borehole Profile¨ (also known as LOG). This study seeks to examine a "Course on Borehole Classification", with the aim of helping professionals to become qualified in the area of Geology and enabling them to describe the soil and rock samples exposed by the borehole. The standard and reliability of these investigations depends on a number of different players who need to have specialist technical knowledge and appropriate training. The course entails discussing the role of those involved in achieving these goals and acquiring the necessary skills. It also puts forward a descriptive sequence which can be understood by geologists and other professionals in the area of engineering geology. In undertaking this, the course takes account of the criteria employed in the visual-tactile description, and is supported by practical procedures, as well as the terminology and fixed geotechnical parameters derived from the technical standards of the Brazilian Association of Environmental and Engineering Geology (ABGE). The course is evolving along two lines of thought: i) geological ¿ on the basis of the indicators that have emerged from geology as a science, a form of geological reasoning and the ideas of Robert Frodeman and ii) educational, as defined by Philippe Perrenoud, who supports the notion of learning through the skills required for the task of discovering samples obtained by drilling. The course is divided into two modules that adopt both theoretical and practical approaches and can be included as a technical course in the area of Geology. A preliminary assessment, which included participants from previous courses, revealed that the task of discovering samples obtained from borehole, is an essential part of the professional training of geologists since it assists in understanding the importance of investigative methods. Moreover, it teaches students to be committed to high standards involving ethical considerations, while ensuring they are able to show their results in a reliable way. The student participants will be able to describe borehole activities as a part of their everyday routine; this will make them feel more confident when being involved in the investigative work in the field and more comfortable with regard to the results that they show. In this way, the course caters for the technical needs of professional in Geology since an ability to handle samples obtained from boreholes, is an essential part of their training. Thus, procedures that involve the handling and description of soil and rocks should be incorporated in the investigative methodology of Engineering Geology. In this way, they can act as a stimulus within the technical environment, particularly Geology, and encourage specialists to seek a standardized way of describing the geological horizons in the LOG so that they can be fully understood by all the professionals in Engineering Geology
Subject: Geologia de engenharia
Sondagem (Oceanografia)
Solos
Pedagogia das competências
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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