Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325553
Type: TESE DIGITAL
Title: Proposta de modelo de seleção ponderada para definição de estratégias competitivas
Title Alternative: Weighted selection model for competitive strategies definition
Author: Carvalho, Leonardo Lemos de, 1983-
Advisor: Agostinho, Oswaldo Luiz, 1943-
Abstract: Resumo: Neste trabalho foi proposto um Modelo de Seleção Ponderada para Definição de Estratégias Competitivas, que contempla um conjunto de aspectos dos ambientes de negócios: estratégias comuns, aplicáveis a maioria dos empreendimentos, e atributos relacionados aos ambientes de negócios. No ponto de vista da pesquisa, caracteriza-se pela abordagem qualitativa-quantitativa, baseada na coleção de bases de conhecimento existentes, avaliando-se através do estado da arte do tema a manifestação de lacuna de conhecimento de aplicação holística de decisão multicritérios na competitividade organizacional. Conforme os objetivos da pesquisa descritiva, utilizaram-se de técnicas para obtenção e tratamento de dados modelando destarte um modelo capaz de responder de maneira visual o impacto da aplicação ou manutenção de dada estratégia nos ambientes de negócios. Neste sentido, identificou-se e desenvolveu-se um questionário contendo estratégias e atributos que, quando conjugados, podem representar a dinâmica de um empreendimento. Este conjunto de aspectos foi aplicado em campo conforme objetivos da pesquisa-ação e os resultados foram a identificação de estratégias que impactaram de forma abrangente o ambiente de negócios. Demonstrou de forma hierárquica as iniciativas que poderão alocar recursos financeiros e/ou humanos em planos de ação para a manutenção ou melhora do estado competitivo da organização. O modelo proposto neste trabalho pode ser aplicado para empreendimentos de diferentes portes e configurações para melhora de seu Planejamento Estratégico e tem como pré-requisito a identificação dos aspectos que serão considerados como aplicáveis pelos tomadores de decisão

Abstract: In this work, proposed a Weighted Selection Model for Competitive Strategies Definition, which contemplate a set of aspects of the business environments: common strategies, applicable to most enterprises and attributes related to business environments. In the research point-of-view, characterizes by the qualitative-quantitative approach, based on the collection of existing knowledge bases, evaluating through State-of-the-Art of the theme to express the gap of knowledge of holistic application of multi-criteria decision on organizational competitiveness. As the objectives of descriptive research, techniques for acquisition and data processing applied thus modelling a method capable of responding visually the impact of implementation or maintenance of a given strategy in the business environment. In this sense, identified and developed a questionnaire containing strategies and attributes that, when combined, can represent the dynamics of an enterprise. This set of aspect applied in the field as action-research objectives and the results of this application were the identification of strategies that influenced comprehensively the business environment. It demonstrated hierarchically initiatives that can allocate financial and/or human resources and/or in action plans for maintenance or improvement of the Competitive State of the organization. The model proposed can be applied to enterprises of different sizes and configurations to improve its strategic planning and has as prerequisite the identification of aspects that will be considered as applicable by decision-makers
Subject: Planejamento estratégico
Estratégias
Tomada de decisão
Tomada de decisões (Administração)
Processo decisório por critério múltiplo
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carvalho_LeonardoLemosDe_M.pdf4.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.