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Type: TESE DIGITAL
Title: A estratégia das empresas e a consolidação do segmento de distribuição de energia elétrica
Title Alternative: The strategy of the companies and the consolidation of electricity distribution sector
Author: Junqueira, Leandro Leone, 1973-
Advisor: Bajay, Sérgio Valdir, 1950-
Abstract: Resumo: O segmento de distribuição de energia elétrica viveu grande expectativa de consolidação na década de 2000 e início da década de 2010. A estratégia declarada pelos principais grupos atuantes no mercado brasileiro indicava o interesse pela consolidação setorial. Rumores sobre possíveis transações eram comuns na mídia especializada. Os momentos de instabilidade vivenciados pelo setor elétrico, principalmente entre 2013 e 2015, esfriaram o processo de consolidação setorial, pelo menos no curto prazo. Mudanças no marco regulatório advindas com a promulgação da Medida Provisória 579, de setembro de 2012, a conjuntura hidrológica desfavorável a partir do período úmido de 2012 e a deterioração do ambiente macroeconômico deixaram o contexto setorial mais complexo, trazendo novas preocupações para as empresas e inibindo o processo de consolidação setorial. A partir de 2016, no entanto, o tema da consolidação setorial voltou à tona. Com o setor dando sinais de estabilização no aspecto regulatório e institucional e com a fragilização de diversos grupos em função da crise setorial dos últimos 3 anos, as oportunidades de consolidação voltam a aparecer, principalmente para novos entrantes e para os grupos já estabelecidos que atravessaram a crise com solidez. Motivado por este contexto, o presente trabalho avalia a estratégia de cinco das principais empresas que atuam no setor elétrico brasileiro, com o objetivo de identificar seu posicionamento diante do potencial de consolidação do segmento de distribuição de energia elétrica, vis a vis a instabilidade conjuntural pelo qual passam/passaram as empresas e o setor. Como um objetivo secundário e como insumo para um melhor entendimento da estratégia das principais empresas, o trabalho avalia, adicionalmente, a atratividade do segmento de distribuição em uma visão de médio prazo para as empresas, explorando: (i) a lógica de criação de valor do segmento em um modelo de regulação por incentivos, como o vigente no Brasil; e (ii) fatores externos ao segmento que impactam no negócio, como os ambientes macroeconômico, regulatório, de mercado e competitivo

Abstract: The Brazilian electricity distribution sector experienced great expectations of consolidation in the first decade of this century and early 2010s. The strategies declared by the main companies in the Brazilian market indicated possible movements towards the sector consolidation. Rumors about possible deals were common in the specialized media. The instability faced by the electricity sector, particularly from 2013 to 2015, slowed down the consolidation process, at least in the short term. Changes in the regulatory framework resulting from the enactment of MP579, in September 2012, the unfavorable hydrological situation, from the wet season of 2012 on, and the deterioration of the macroeconomic environment brought about a more complex context to the sector and new concerns for the companies, inhibiting the consolidation process. However, the theme of consolidation came back to the sector agenda in 2016. Considering the recovery of regulatory and institutional stability and the fragility of several companies due to the sector crises in the last 3 years, the opportunities of consolidation are coming back, mainly for new entrants and well established groups that overcame the crises. Motivated by this context, this thesis discusses the strategy of five of the main companies that operate in the Brazilian electric power sector, aiming to identify their position on the potential consolidation of the electricity distribution business in the country, in comparison with the volatile environment in which they have been involved. As an additional objective and as an input for a better understanding of the strategies of these large groups, this thesis also evaluates the medium-term attractiveness of the electricity distribution sector for the companies. For such purpose, the following issues are evaluated in the thesis: (i) the creation of value in the electricity distribution business when the regulation of the sector is based on incentives, such as in Brazil; and (ii) external factors that affect the business, such as the macroeconomic, regulatory, market and competitive environments
Subject: Energia elétrica - Brasil
Energia elétrica - Distribuição
Energia elétrica - Brasil - Regulamentação
Estratégia empresarial - Brasil
Empresas - Fusoes e aquisições
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEM - Tese e Dissertação

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