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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Uso do gps no monitoramento dinâmico da infraestrutura de transportes : pontes rodoviárias em concreto
Title Alternative: Use of gps in dynamic monitoring of transport infrastructure : concrete bridge
Author: Araújo Neto, João Olympio de, 1977-
Advisor: Trabanco, Jorge Luiz Alves, 1956-
Abstract: Resumo: A tese apresenta uma metodologia direcionada ao registro da frequência de vibração do vão central de uma ponte de concreto armado, a qual foi monitorada por receptores GPS (Global Positioning System) com taxa de gravação de 100 Hz e por acelerômetros axiais, excitada pelo tráfego contínuo de veículos automotores. O processamento dos dados GPS foi realizado através da dupla diferença de fase por meio da técnica da interferometria e utilizou o Método dos Resíduos da Fase (MRF) com a incorporação de novas atualizações no software de processamento e nas rotinas de filtragem dos dados. O método da dupla diferença da fase da portadora L1 GPS é realizado com o uso de apenas dois satélites da constelação GPS; sendo um posicionado ao zênite da estrutura monitorada e o outro satélite posicionado próximo ao horizonte, com máscara de elevação de até 15°. Os resultados do ajustamento das observações pelo método paramétrico com o MRF foram feitos por meio do software Interferometry, desenvolvido para essa finalidade, e comparados com os dados do acelerômetro. A comparação serviu para validar o uso da tecnologia GPS como instrumento rápido e confiável para o monitoramento preliminar do comportamento dinâmico do tabuleiro de pontes de concreto com vãos de 30 m, obra de arte viária comum na malha rodoviária brasileira. As frequências do tabuleiro, calculadas por meio dos dados do processamento das observações GPS foram obtidas através de filtragem por meio da aplicação da Mortlet CWT (Continuos Wavelet Transform) e então foram comparadas com as frequências registradas pela instrumentação convencional

Abstract: This thesis presents the modal frequency recordings of a rigid bridge, monitored by the GPS receivers (Global Positioning System) with a data recording rate of 100 Hz and accelerometers. The GPS data processing was performed through the double difference phase, using the adjusted interferometry technique (i.e. phase residue method - PRM). In the method, the double difference phase of the carrier L1 is carried out using two satellites only, one was positioned at the zenith of the structure and the other satellite was positioned near the horizon. The results of the parametric adjustment of the PRM observations were finalized through software Interferometry. The comparison served to validate the use of GPS as a fast and reliable instrument for the preliminary monitoring of the dynamic behavior of the bridge, road artworks which are common in several countries, especially in the Brazilian road network. The bridge frequencies, which were calculated by the data processing of GPS observations, were obtained by filtering through the implementation of Morlet CWT (Continuous Wavelet Transform) and then, were compared with the frequencies recorded by conventional instrumentation
Subject: Sistema de Posicionamento Global
Ponte de concreto armado
Monitoramento
Language: Multilíngua
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FEC - Tese e Dissertação

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