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Type: TESE DIGITAL
Title: A avaliação institucional participativa mediada pela categoria da negociação : a percepção dos gestores escolares
Title Alternative: The participatory institutional assessment measured by the negotiation category : the perception of school managers
Author: Silva, Jordana de Souza, 1964-
Advisor: Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-
Abstract: Resumo: Neste trabalho, apresentam-se os resultados de um estudo qualitativo, cujo objetivo é desvelar, a partir da percepção dos gestores escolares, os aspectos em que a Avaliação Institucional Participativa (AIP) afetou o trabalho das equipes gestoras, no que tange à gestão da qualidade da escola, mediada pela categoria da negociação. Há de se destacar que a política pública implícita na AIP se contrapõe à concepção de escola enquanto instrumento de controle social referenciada pela perspectiva da administração empresarial, já que busca favorecer a participação de todos, numa práxis compartilhada e qualificada. O núcleo da direção constitui o centro executivo das tomadas de decisões relacionadas à administração da escola e à coordenação da política de AIP. Sendo assim, a gestão escolar, aqui, é compreendida na perspectiva crítica de educação. De acordo com ela, os membros das equipes gestoras constituem um coletivo, por isto, espera-se, que estejam engajados e conectados, a fim de atingir os propósitos educativos da escola, envolvendo-se todos os atores no movimento/processo de responsabilização compartilhada. O desenvolvimento do processo de AIP pauta-se nos princípios que embasam esta política, entre eles, o da qualidade negociada, o que produz efeitos sobre a ação das equipes gestoras, induz à tomada de decisões, determina ações e, dependendo do modelo de gestão, leva a diferentes formas de condução do processo no contexto da escola. Para a coleta de dados, consideraram-se três etapas: análise documental, observação e entrevistas. Ao perceber que a análise documental seria insuficiente para captar os sentimentos, sentidos e significados atribuídos pelos gestores escolares, no que se refere à gestão da qualidade negociada na escola, partiu-se para observação em campo nas Reuniões de Negociação. Compreendeu-se, assim, a necessidade de entrevistar os gestores escolares, os quais se destacaram durante o processo de estudo empírico. Frente aos dados encontrados, empiricamente, percebeu-se a indissociabilidade entre a gestão democrática e a avaliação institucional participativa, bem como a importância dos processos deliberativos negociados para embasar a análise proposta neste estudo. O contato com os gestores escolares nos revelou as interconexões entre a gestão escolar e a AIP, o que permite inferir que a formação política consistiu em uma ação potente que fortaleceu a AIP, sobretudo, junto às comunidades escolares, por meio da incorporação e da legitimação do princípio de negociação como prática institucional dos gestores escolares no âmbito da escola. Já no que se refere às esferas centrais, apesar dos esforços dos gestores locais, há ainda um distanciamento entre o cotidiano da gestão e os princípios norteadores da AIP, documentados e expostos aos partícipes desse processo de gerenciamento. Nesse sentido, os gestores expressam que muitas vezes se sentem engessados pela burocracia, mas têm atuado na perspectiva de uma gestão democrático-participativa, tornando a escola reflexiva e, encorajando o "voo dos pássaros"!

Abstract: In this paper, we present the results of a qualitative study, whose aim is to unveil, from the perception of educational managers, aspects in which Participatory Institutional Assessment (AIP) affected the work of managing teams, talking about the management of the quality of the school, mediated by the trading category. One has to emphasize that public policy implicit in AIP contrasts with the design of the school as an instrument of social control referenced by the perspective of business management, seeks to promote the participation of all, some shared praxis and qualified. The core of the Board is the Executive Center of decision-making related to the school administration and the coordination of the policy of AIP. Thus, the school management, here, is included in the critical perspective of education. According to him, the members of the management teams are a collective, for this, it is hoped, be engaged and connected, in order to achieve the educational goals of the school, involving all actors in motion/shared accountability process. The development of AIP is guided in principle that supports this policy, among them, the negotiated quality, which produces effects on the action of management teams, leads to decision-making, determines actions and, depending on the model of management, leads to different ways of conducting the process in the context of the school. For data collection, considered three steps: documentary analysis, observation and interviews. Realizing that the documentary analysis would be insufficient to capture the feelings, senses and meanings assigned by the educational managers, as regards quality management negotiated at school, broke for observation in the field in the negotiation meetings. Understood the need to interview the educational managers, which stood out during the process of empirical study. Front of the data found, empirically, it was realized the inseparability between the democratic administration and participatory institutional evaluation, as well as the importance of the deliberative processes negotiated to support proposal analysis in this study. The contact with the educational managers revealed the interconnections between school management and the AIP, which allows to infer that the political formation consisted of a powerful action that strengthened the AIP, above all, school communities, through the incorporation and legitimation of the principle of trading as institutional managers educational practice within the school. Al ready with regard to the Central ball, despite the efforts of local managers, there is still a gap between the daily management and the guiding principles of the AIP, documented and exposed to the participants of this process to management. In this sense, the managers express that often feel casts by bureaucracy, but have been active in the perspective of a democratic-participative management, making school and reflective, encouraging "the flight of birds "
Subject: Avaliação institucional participativa
Gestão
Negociação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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