Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325493
Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Mestrado
Title: Otimização linear como ferramenta metodológica
Title Alternative: Linear optimization as methodological tool
Author: Almeida, Mário Hivanildo, 1970-
Advisor: Ghidini, Carla Taviane Lucke da Silva, 1976-
Abstract: Resumo: Um dos grandes desafios do professor no mundo contemporâneo é se colocar como mediador no processo do ensino e da aprendizagem, motivando os alunos na construção de seus saberes. Nesse trabalho, a modelagem matemática de problemas de Otimização Linear e suas técnicas de resolução são utilizadas como ferramenta metodológica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos diversos níveis de educação. Os problemas abertos servem de agente motivador ao aprendiz levando à construção de vários saberes matemáticos possibilitando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a vida em sociedade. Problemas que envolvem tomadas de decisão, com um conjunto de restrições, que fazem parte do cotidiano permitem uma interação direta da realidade com o conteúdo a ser aprendido. Escolher uma melhor opção entre as possibilidades existentes faz parte do instinto humano, querer levar vantagem, nas várias idades e momentos da vida. Usar isso em sala de aula torna o momento de aprendizagem mais interativo e dinâmico. Organizar, classificar e usar as operações básicas para entender o que está a nossa volta torna o aprendizado da matemática mais prazeroso, pois dá sentido ao que está sendo aprendido. Aprendemos melhor quando temos um propósito para isso

Abstract: One of the biggest challenges for the teacher in the contemporary world is to be placed as mediator in the teaching/learning process, motivating the students to build their knowledge. In this work, the mathematical modeling of Linear Optimization problems and their solving techniques are used as methodological tools to help in the teaching/learning process of several levels of education. The open problems can be motivating agents to the learner, taking to the construction of several mathematical lessons enabling the development of competencies and skills necessary for life in society. Problems involving decision making, with a set of constraints, which are part of everyday life, allow direct interaction of reality with the content to be learned. Choosing the best option among the possibilities is part of the human instinct, taking advantage, at all ages and moments in life. Using that in the classroom makes the learning time more interactive and dynamic. Organizing, classifying and using the basic operations to understand what is around us makes the math learning more pleasurable, because it makes sense of what is being learned. We learn better when we have a purpose for it
Subject: Programação linear
Processo decisório
Ensino-aprendizagem
Modelagem matemática
Educação - Modelos matemáticos
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:IMECC - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Almeida_MarioHivanildo_MP.pdf8.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.