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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: A autorregulação da aprendizagem de alunos em curso de formação de professores : um programa de intervenção
Title Alternative: Learning self-regulation of preservice students : an intervention program
Author: Ganda, Danielle Ribeiro, 1982-
Advisor: Boruchovitch, Evely, 1961-
Abstract: Resumo: A autorregulação é o processo pelo qual o indivíduo monitora, controla e reflete sobre a própria aprendizagem. Alunos autorregulados possuem características motivacionais, metacognitivas e comportamentais que potencializam o seu aprendizado. Tendo em vista a importância da aprendizagem autorregulada nos dias atuais, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de uma disciplina inovadora sobre autorregulação da aprendizagem desenvolvida no formato programa de intervenção (abordagem autorreflexiva) e no formato tradicional (abordagem expositiva teórica) destinado a promoção da autorregulação de alunos de curso de formação de professores. A amostra foi composta por 109 alunos, de quatro turmas, dos períodos integral e noturno, ingressantes do curso de Pedagogia, de uma universidade pública brasileira nos anos de 2013 e 2014. A pesquisa seguiu um delineamento quase experimental com as etapas de pré-teste, intervenção, pós-teste e pós-teste postergado. As turmas foram escolhidas aleatoriamente, uma como o grupo experimental tipo I e a outra grupo experimental tipo II, que participaram, respectivamente, do programa de intervenção e da disciplina teórica, incluindo todas as etapas da pesquisa; e as outras duas como grupos controle, que participaram apenas do pré-teste e do pós-teste. Na coleta de dados do pré-teste e do pós-teste, os estudantes responderam escalas de autorrelato tipo Likert e questionários abertos, relacionados às seguintes variáveis da autorregulação: estratégias de aprendizagem, atribuição de causalidade, autoeficácia e estratégias autoprejudiciais. A disciplina no formato de intervenção ocorreu num período de quatro meses e incluiu 06 encontros quinzenais de 2 horas cada. A intervenção envolveu a realização de aulas expositivas, tarefas teóricas, atividades autorreflexivas e a escrita de um Diário de Aprendizagem, todos desenvolvidos para auxiliar o universitário em uma dupla perspectiva: como aluno e como futuro professor. A disciplina no formato tradicional teórico ocorreu no mesmo período e incluiu apenas aulas expositivas e tarefas teóricas. No pós-teste postergado os alunos responderam a uma entrevista semiaberta em plataforma online. Os resultados revelaram que os alunos dos grupos experimentais relataram melhora no nível de autoeficácia, queda do uso de estratégias autoprejudicais, maior relato de crenças positivas e uso mais frequente de estratégias favoráveis à aprendizagem, do início para o final do semestre. De modo geral, contatou-se que o programa de intervenção teve um impacto positivo na promoção da autorregulação dos alunos e que, um programa como o que foi desenvolvido, poderia auxiliar tanto no diagnóstico quanto na promoção da autorregulação desses universitários. Os dados ora encontrados corroboram a importância de se estimular o ensino da aprendizagem autorregulada no ensino superior, com enfoque na realização de atividades autorreflexivas e metacognitivas. Espera-se que os conhecimentos teóricos e as estratégias adquiridas na disciplina de autorregulação ajudem o aluno do curso de Pedagogia na universidade e, futuramente, em sua atuação profissional. Como futuro professor, acredita-se que o universitário que tiver acesso aos conteúdos programáticos e as atividades propostas pela perspectiva da aprendizagem autorregulada estará mais propenso e capacitado a desenvolver as habilidades autorregulatórias de seus alunos fomentando, assim, um círculo virtuoso de aprendizagem

Abstract: Self-regulation is the process by which the individual monitors, controls and reflects on his/her own learning. Self-regulated students have motivational, metacognitive and behavioral characteristics that enhance their learning. Considering the importance of self-regulated learning nowadays, this study aimed to evaluate the effectiveness of an innovative course on learning self-regulation developed in the intervention program format (self-reflexive approach) and in the traditional format (theoretical expositive approach) for the promotion of self-regulation of preservice teachers. The sample consisted of 109 students, of four classes, in the full and evening periods, freshman of the Education Faculty, in a Brazilian public university in the years 2013 and 2014. The research was conducted in a quasi-experimental design with the stages of pretest, intervention, post-test and postponed post-test. The students groups were randomly selected, one as experimental group type I and another as experimental group type II, who participated, respectively, of the intervention program and the theoretical discipline, including all stages of the research; and the other two as control groups, which participated only in the pretest and posttest. In the data collect of the pre-test and post-test, students answered self-reported Likert scales and open questionnaires, related to the following variables of self-regulation: learning strategies, causal attribution, self-efficacy and self-handicapping strategies. The course in the intervention format occurred in a period of four months and included 06 biweekly meetings of 2 hours each. The intervention involved the realization of lectures, theoretical tasks, self-reflexive activities and a learning diary, all developed to assist the university students in a double perspective: as a student and as a future teacher. The course in the traditional theoretical format occurred in the same period and included only lectures and theoretical tasks. In the postponed post-test students answered a semi-open interview in online platform. The results showed that students in the experimental groups reported improvement in the level of self-efficacy, decrease the use of self-handicapping strategies, increased reporting of positive beliefs and more frequent use of strategies conducive to learning, from the beginning to the end of the semester. Overall, it contacted that the intervention program had a positive impact on the promotion of student self-regulation and that a program like that was developed, could help both the diagnosis and the promotion of self-regulation of these students. The data obtained confirm the importance of stimulating the teaching of self-regulated learning in higher education, focusing on the realization of self-reflexive and metacognitive activities. It is expected that the theoretical knowledge and strategies acquired in self-regulatory course help the student of Faculty of Education at the university and in future in their professional activities. As a future teacher, it is believed that the university who have contact with the program content and the activities proposed by the perspective of self-regulated learning will be more prone and able to develop self-regulatory skills of its students, thereby fostering a virtuous circle of learning
Subject: Estratégias de aprendizagem
Ensino superior
Formação de professores
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Tese e Dissertação

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