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Type: TESE DIGITAL
Title: Elaboração de instrumento clínico complementar na avaliação fonoaudiológica de crianças e adolescentes com perdas auditivas, baseado na CIF-CJ
Title Alternative: Elaboration of a complementary clinic instrument in the speech and hearing evaluation of children and teenagers with hearing loss based upon ICF-CY
Author: Ferreira, Josiane Batista, 1987-
Advisor: Lima, Maria Cecilia Marconi Pinheiro, 1955-
Abstract: Resumo: A Classificação Internacional Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) foi proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como padrão internacional para descrever e mensurar a saúde e a incapacidade, em escala individual e populacional. Aceita como uma das classificações sociais das Nações Unidas, como parte das regras uniformes para a igualdade de oportunidades das pessoas com incapacidades. Porém, sua aplicação ainda representa um desafio por ser considerada extensa e complexa, de difícil incorporação na prática clínica. Desse modo, este estudo se propôs a elaborar um instrumento clínico complementar à avaliação fonoaudiológica de crianças e adolescentes com perda auditiva, utilizando a CIF versão para crianças e jovens como referência, e verificar sua aplicabilidade nesta população. Participaram do estudo cinco fonoaudiólogos, com especialização em surdez, que atuam na reabilitação auditiva; oito crianças e oito adolescentes com perdas auditivas que estão em atendimento fonoaudiológico de reabilitação auditiva. Foram excluídos os participantes que apresentaram diagnósticos de síndromes ou distúrbios que pudessem influenciar de forma significativa na funcionalidade. Para elaboração do instrumento clínico foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema e considerados, o Core set internacional da CIF para perdas auditivas - Comprehensive ICF Core Set For Hearing Loss e os aspectos avaliados na prática das terapias de reabilitação auditiva, como base na seleção das categorias e descritores da CIF-CJ relevantes neste contexto. Após consenso entre as pesquisadoras envolvidas, sobre a pré-seleção das categorias, foi concluída a versão inicial do instrumento e elaboradas instruções para sua aplicação, além de um questionário para avaliação deste pelos fonoaudiólogos, juízes da pesquisa. O instrumento foi intitulado FORMULÁRIO DE DOCUMENTAÇÃO CIF-CJ PARA PERDAS AUDITIVAS e foi testado com aplicação nos participantes do estudo. Os juízes avaliaram e aplicaram o instrumento, além de responderem o questionário na fase de elaboração e após sua aplicação. Foram analisadas as considerações feitas pelos juízes e realizadas as alterações necessárias. Como resultado obteve-se um instrumento com 46 categorias de funções e estruturas do corpo, 55 categorias de atividade e participação e 19 categorias de fatores ambientais, totalizando 120 categorias para a descrição de saúde e funcionalidade de crianças e jovens com perdas auditivas. O Formulário desenvolvido demonstrou aplicabilidade pelo alto nível de concordância e confiabilidade entre as respostas dos avaliadores. Pode ser usado como complemento das avaliações fonoaudiológicas existentes, com isso, favorecer a aceitação da CIF e seu uso na prática clínica pelos profissionais. Além disso, contribuir nas práticas das terapias de reabilitação auditiva, no planejamento de orientações ao cuidador, apresentar uma visão mais ampla e integral dos usuários do serviço de saúde aos profissionais auxiliando nas decisões, e registrar a estabilização ou progresso de aspectos do desenvolvimento de crianças e adolescentes com perda auditiva, considerando compensações, adaptações e fatores contextuais que favorecem ou dificultam a comunicação

Abstract: International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) was proposed by the World Health Organization (WHO) as an international pattern to describe and measure health and disability on an individual and populational scale. Accepted as one of the social classifications of the United Nations, as part of the standardized rules to equal opportunities of people with disabilities. Nevertheless, its application still represents a challenge for being considered extensive and complex, difficult to incorporate in clinical practice. Therefore, this study proposed to elaborate a complementary clinical instrument to the speech and hearing evaluation of children and teenagers with hearing loss, using the ICF version for children and young as reference, and verify its applicability in that population. Five speech pathologists, with specialization in deafness, who act on hearing rehabilitation, and eight children and eight teenagers with hearing loss that are in speech and hearing phonoaudiological rehabilitation care took part on the study. Patients presenting diagnostic of syndromes or disturbances that might influence significantly the functionality of the study were excluded from it. To the elaboration of the clinical instrument, a literature review on the subject was performed and the international core set of ICF for hearing loss - Comprehensive ICF Core Set For Hearing Loss ¿ and the aspects evaluated in the practice of hearing rehabilitation therapies, based on the selection of categories and descriptors of the ICF-CJ relevant in this contexts were considered. After consensus among the researches involved, over the pre-selection of categories, the initial version of the instrument was concluded and instructions for its application were elaborated, together with a questionnaire for its evaluation by the speech pathologists, judges of the research. The instrument was entitled ICF-CJ Documentation Form for hearing loss and it was tested by being applied to the study¿s participants. The judges evaluated and applied the instrument, apart from answering the questionnaire on the elaboration phases and after its application. The considerations made by the judges were analyzed and the needed alterations made. As a result, an instrument with 46 categories of functions and structures of the body, 55 categories of activity and participation and 19 categories of environmental factors were obtained, totaling 120 categories for the description of health and functionality of children and young people with hearing loss. The developed Form demonstrated applicability by the high level of concordance and reliability among the answers of the evaluators. It can be used as a complement to the existing phonoaudiological evaluations and, with so, enhance the acceptance of ICF and its use by professionals in practical clinic. Besides, it contributes to the practices in the therapies, in the planning of orientation to the caretaker, in presenting a broader and wider view of the users of the health service to the professionals assisting in the decisions, register the stabilization or progress of the aspects of development of children and teenagers with hearing loss, considering compensations, adaptations and contextual factors that enhance or difficult communication
Subject: Perda auditiva
Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Fonoaudiologia
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FCM - Tese e Dissertação

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