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Type: TESE DIGITAL
Title: Contexto local e educação ambiental : um programa de ensino para gestão de recursos hídricos em Votuporanga (SP)
Title Alternative: Local context and environmental education : a teaching program for water resources management in Votuporanga (SP)
Author: Navarro, André Luiz Sanchez, 1982-
Advisor: Piranha, Joseli Maria
Abstract: Resumo: Projeções sobre o aumento da demanda hídrica mundial para as próximas décadas têm realçado a urgência da conservação dos recursos hídricos. Tal conservação, entretanto, face à multiplicidade de dimensões envolvidas no gerenciamento da água, depende da atuação integrada entre diversas esferas e setores governamentais, usuários de água e lideranças comunitárias. A dificuldade dessa articulação é evidente, especialmente quanto à interface das políticas federais e estaduais de gerenciamento de recursos hídricos com as políticas locais de saneamento básico e de uso e ocupação do solo. Nesse cenário, destacam-se as competências de gestão do território outorgadas pela Constituição Federal aos municípios como as mais capazes de promover a integração entre essas políticas. Emerge, assim, a importância de ações voltadas a promover a compreensão dessas relações pelos atores locais, a fim de que possam, por meio da participação social prevista nessas políticas, contribuir para a conservação das águas. Tal compreensão pode ser construída através de processos formativos que busquem articular: a base legal das políticas de gestão dos recursos hídricos, de saneamento básico e de uso e ocupação do solo; as problemáticas locais relacionadas à conservação dos recursos hídricos; e os mecanismos de participação social previstos nas políticas públicas supramencionadas. Este trabalho, estruturado como uma pesquisa-ação, teve por objetivo construir, empregar e avaliar recursos e estratégias educativas com foco nas problemáticas locais relacionadas aos recursos hídricos e nas políticas públicas envolvidas no seu enfrentamento e solução em Votuporanga-SP. Organizou-se, assim, um programa de ensino destinado a reunir diversos atores sociais ¿ servidores públicos municipais e estaduais, profissionais autônomos, empresários, entre outros ¿ em torno da discussão sobre temas afetos à conservação das águas, com ênfase no papel das políticas públicas locais. Entre fevereiro e maio de 2016 foram realizados treze encontros do grupo, cada um com duração média de três horas, cuja condução pode ser sistematizada nas seguintes etapas: subsídios à compreensão dos problemas (Encontros 2 a 5); mapeamento participativo e elaboração de propostas (Encontros 6 a 8); trabalho de campo (Encontro 9); priorização e detalhamento das propostas (Encontros 10 e 11); ferramentas de participação (Encontro 12); encerramento e avaliação (Encontro 13). A análise da avaliação realizada permitiu identificar que o conhecimento e a valorização da realidade local, construídos de modo participativo no curso, promoveram em muitos participantes o sentimento de empoderamento pessoal e coletivo frente às problemáticas locais identificadas e estudadas. Encontra consonância com essa percepção a continuidade do envolvimento entre muitos participantes após o término do curso, que com o auxílio da equipe responsável pela pesquisa, elaboraram um relatório sobre as propostas prioritárias e um termo de compromisso relativo à sua implantação, os quais foram apresentados em setembro de 2016 aos candidatos a prefeito no pleito eleitoral de 2016, mediante articulação com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento. Resultam também desse trabalho dois e-books, elaborados com a finalidade de orientar multiplicadores quanto à utilização dos recursos didáticos desenvolvidos na promoção de processos formativos voltados à conservação dos recursos hídricos em escala local

Abstract: Projections on increasing global water demand for the coming decades have highlighted the urgency of water conservation. Such conservation, however, considering the multiplicity of dimensions involved in water management, depends on the integrated action between different spheres and governmental sectors, water users and community leaders. The difficulty of this articulation is evident, especially regarding the interface of federal and state water resources management policies with local policies on basic sanitation and land use and occupation. In this scenario, the territorial management competences granted by the Federal Constitution to municipalities are the most capable of promoting the integration between these policies. The importance of actions aimed at promoting the understanding of these relations by local actors is therefore important so that, through the social participation envisaged in these policies, they can contribute to water conservation. Such understanding can be built through formative processes that seek to articulate: the legal basis of policies for water resources management, basic sanitation and land use and occupation; the local problems related to the conservation of water resources; and the mechanisms of social participation foreseen in the above mentioned public policies. This work, structured as an action research, had the objective of constructing, using and evaluating educational resources and strategies focused on the local problems related to water resources and the public policies involved in its confrontation and solution in Votuporanga-SP. An educational program was organized to bring together various social actors - municipal and state public servants, self-employed professionals, entrepreneurs, among others - around the discussion of topics related to water conservation, with emphasis on the role of local public policies. Between February and May 2016, thirteen meetings of the group were held, each with an average duration of three hours, whose conduction can be systematized in the following stages: subsidies to understanding the problems (Meetings 2 to 5); participatory mapping and preparation of proposals (Meetings 6 to 8); fieldwork (Meeting 9); prioritization and detailing of proposals (Meetings 10 and 11); participation tools (Encounter 12); closure and evaluation (Meeting 13). The analysis of the evaluation made it possible to identify that the knowledge and appreciation of the local reality, built in a participatory way in the course, promoted in many participants the feeling of personal and collective empowerment in face of the local problems identified and studied. This perception is consistent with the continuity of involvement among many participants after the end of the course, which, with the help of the research team, prepared a report on the priority proposals and a commitment term related to their implementation, which were presented in September 2016 to candidates for mayor in the 2016 election, through articulation with the Municipal Council of Environment and Sanitation. Also resulting from this work are two e-books, designed to guide multipliers as to the use of didactic resources developed in the promotion of training processes aimed at the conservation of water resources on a local scale
Subject: Ensino - Meios auxiliares
Gestão de recursos hídricos
Contextualização
Educação ambiental - Estudo e ensino
Geologia
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IG - Tese e Dissertação

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