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Type: TESE DIGITAL
Title: Bob Wilson = por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista = Bob Wilson: behind a deaf's sight and an autistic's voice-thought
Title Alternative: Bob Wilson : behind a deaf's sight and an autistic's voice-thought
Author: Pinheiro, Lucas de Almeida, 1992-
Advisor: Kopelman, Isa, 1946-
Abstract: Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desvelar como a cena teatral de Bob Wilson foi influenciada pelo olhar de um surdo e pela voz-pensamento de um autista. Para tanto, esta pesquisa se debruçou sobre algumas questões intrínsecas à surdez e ao autismo, e sobre uma época específica do trabalho de Wilson ¿ que abrange não só o início de suas experimentações e investigações, mas também o seu encontro e colaboração com os jovens Raymond Andrews, que nasceu surdo, e Christopher Knowles, diagnosticado com autismo: a década de 1970. Da análise de alguns espetáculos, deste período, que emergiram destas colaborações, foi-se possível revelar que enquanto Andrews engendrou à cena wilsoniana alguns elementos que fazem parte de sua Dramaturgia Visual, Knowles o fez no campo das palavras, criando uma espécie de Dramaturgia Sonoro-Verbal. Destarte, uma análise de uma cena do espetáculo Einstein on the Beach (1976) revelou como Wilson foi capaz de justapor o mundo das imagens ao mundo das palavras em seu universo estético

Abstract: The present work aims to reveal how the theatrical scene of Bob Wilson was influenced by the look of a deaf and the voice-thought of an autistic. In order to do so, this research focused on some issues intrinsic to deafness and autism, and on a specific era of Wilson's work - which includes not only the beginning of his experiments and investigations, but also his encounter and collaboration with the young Raymond Andrews, who was born deaf, and Christopher Knowles, diagnosed with autism: the 1970s. From the analysis of some of the plays of this period, which emerged from these collaborations, it was possible to reveal that while Andrews conceived to the Wilsonian scene some elements that are part of his Visual Dramaturgy, Knowles did it in the field of words, creating a kind of Sonorous-Verbal Dramaturgy. Thus, an analysis of a scene from the Einstein on the Beach (1976) play revealed how Wilson was able to juxtapose the world of images to the world of words in his aesthetic universe
Subject: Wilson, Robert, 1941-
Processo criativo
Surdez
Autismo
Encenação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IA - Tese e Dissertação

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