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Type: TESE DIGITAL
Title: Uma interpretação das articulações em rede estabelecidas no Complexo Tecnológico Educacional = An interpretation of the network articulations stablished in the Educational Technological Complex
Title Alternative: An interpretation of the network articulations stablished in the Educational Technological Complex
Author: Rocha, Janaína Lemos, 1985-
Advisor: Bin, Adriana, 1977-
Abstract: Resumo: Nas últimas décadas, tem se tornado cada vez mais evidente a prática do compartilhamento de responsabilidades e recursos na formulação e implementação de políticas públicas. A partir dessa ideia, o conceito de redes na gestão pública, e particularmente no campo da gestão de ciência, tecnologia e inovação, vem ganhando visibilidade. A presente pesquisa contribui para esta discussão, tendo como objetivo realizar uma interpretação sobre as articulações interorganizacionais estabelecidas no Complexo Tecnológico Educacional (CTE), um Campus que congrega cinco organizações: instituto de pesquisa (CTI - Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), fundação de direito privado (Facti ¿ Fundação de Apoio a Capacitação em Tecnologia da Informação), instituto federal de ensino (IFSP ¿ Instituto Federal de São Paulo), parque tecnológico (CTI Tec) e um centro de desenvolvimento de análises de tecnologias assistivas (CNRTA ¿ Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva) que, em maior ou menor medida interagem em suas atividades cotidianas. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem interdisciplinar, congregando bases conceituais dos campos de Análise de Política, Redes Interorganizacionais e Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além da discussão teórica, foi realizada uma análise de duas organizações de alcance internacional e uma de alcance nacional, que apresentam como características o arranjo em rede para a realização de atividades de pesquisa e inovação. Por fim, o trabalho traz o estudo de caso do CTE, delineado a partir de análise documental e de entrevistas. Os dados coletados mostram que de fato existe um cotidiano de interações interorganizacionais entre as cinco organizações do Complexo, inclusive antes mesmo da denominação CTE surgir. A análise buscou compreender as relações de interdependência e em que casos ela se mostra de forma mais intensa, como por exemplo, entre o CTI e a Facti e entre o CTI e o IFSP. Outra questão de destaque na literatura que pôde ser analisada foi o grau de formalidade x informalidade das relações estabelecidas no Complexo. Nota-se um grau significativo de informalidade nas mesmas, o que denota uma rede que se encontra em processo de institucionalização. Evidenciam-se ainda o papel de destaque do CTI no âmbito da rede, assim como os benefícios reais e potenciais evidenciados a partir das articulações das distintas organizações, tendo em vista sua sustentabilidade no longo prazo

Abstract: In the last decades, it has become increasingly more common the practice of sharing responsibilities and resources in the formulation and implementation of public policies. From this idea, the concept of networks in public administration, particularly in the field of management of science, technology and innovation, is gaining visibility. This research contributes to this discussion, aiming to carry out an interpretation of the established inter joints in the Educational Technology Complex (CTE), a campus that brings together five organizations: Research Institute (CTI - Information Renato Archer Center for Technology), private foundation (Facti - Supporting Training in Information Technology Foundation), Federal Institute (Federal Institute of São Paulo), a technology park (CTI Tec) and an assistive technology analysis development center (CNRTA - National Center for Assistive Technology) that, to a greater or lesser extent, interact in everyday activities. A survey was conducted from an interdisciplinary approach, bringing together conceptual bases of multiple fields as Policy Analysis, Interorganizational Networks and Politics and Management Science, Technology and Innovation. Besides the theoretical discussion, it was conducted an analysis of two organizations with international operation and one with national operation, which present as main feature the network arrangement for conducting research and innovation activities. Finally, the paper presents the case study of CTE outlined from document analysis and interviews. The data collected show that in fact there are daily inter-organizational interactions among the five organizations Complex, even before the CTE designation was implemented. The analysis sought to understand the relationships of interdependence between the organizations and in which cases it was more intense, for example, between the CTI and the facti and between CTI and the IFSP. Another important issue in the literature that could be analyzed was the degree of formality versus informality of relations established in the complex. It is noted a significant degree of informality between them, that denotes an informal network which is in the process of institutionalization.The prominence of CTI's role in the network is also evidenced, as well as the real and potential benefits evidenced by the articulations of the different organizations, in view of their long-term sustainability
Subject: Políticas públicas
Ciência e tecnologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FCA - Tese e Dissertação

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