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Type: TESE DIGITAL
Title: Leitura de gêneros multissemióticos e multiletramentos em materiais didáticos impressos e digitais de Língua Portuguesa do Ensino Médio
Title Alternative: Reading of multisemiotic genres and multiliteracies in printed and digital didactic materials of Portuguese langguage of high school
Author: Gomes, Rosivaldo, 1986-
Advisor: Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza, 1968-
Abstract: Resumo: Esta tese tem o objetivo de analisar como são mobilizadas capacidades de leitura de textos de gêneros discursivos multissemióticos em duas coleções de livros didáticos de Português do Ensino Médio, sendo uma composta também de Objetos Educacionais Digitais, verificando-se se essas capacidades auxiliam no desenvolvimento de letramentos tanto multissemióticos (multiletramentos) quanto críticos e protagonistas (MOITA-LOPES; ROJO, 2004, CERVETTI, PARDALES; DAMICO, 2001), no que tange à leitura de textos de gêneros multissemióticos. O objeto de pesquisa delimitado é o tratamento da leitura de textos multissemióticos em livros didáticos e em objetos digitais das coleções didáticas aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático/2015 - Português Linguagens e Português Linguagens em conexão. Como base teórica, a pesquisa está sustentada pelas discussões do Grupo de Nova Londres (1996) e de Cope e Kalantzis (2000, 2009a) sobre multiletramentos e a multiplicidade de linguagens, Santaella (2001; 2012) sobre linguagens híbridas envolvidas na constituição de textos/enunciados, relações semânticas entre texto e imagem, multissemiose, conforme defendido por Rojo (2013a), dimensões verbo-visuais referenciadas por Brait (2013), significados multiplicativos em textos de gêneros multissemióticos como sugere Lemke (2010[1998]; 2009) e na perspectiva enunciativo-discursiva dos gêneros (BAKHTIN/VOLOSHÍNOV, 1981[1929]).A pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada e trata-se de um estudo documental (LANKSHEAR; KNOBEL 2008; LUDKE; ANDRÉ, 1986). Os resultados da análise mostram que, apesar de já ser possível vermos algumas incidências de textos gêneros multissemióticos nos livros didáticos do Ensino Médio, ainda são poucas as atividades de leitura relacionadas a esses gêneros. Além disso, essas atividades propostas para leitura ainda são, em grande maioria, pautadas na abordagem metacognitiva de leitura e pouco auxiliam no desenvolvimento de letramentos tanto multissemióticos (multiletramentos) quanto críticos e protagonistas no que tange à leitura. A análise permitiu também verificar que os objetos educacionais digitais de leitura configuram-se como testes interativos e não favorecem também o trabalho de leitura a partir dos letramentos críticos e protagonistas, sendo apenas complementações ao conteúdo dos livros impressos

Abstract: This thesis aims to analyze how reading abilities of texts of multisemiotic discursive genres are mobilized in two collections of Portuguese textbooks of High School, being one also composed of Digital Educational Objects, verifying if these capacities aid in the development of multisemiotic literacy (multiliteracies), as well as critics and protagonists (MOITA-LOPES, ROJO, 2004, CERVETTI, PARDALES; DAMICO, 2001), regarding the reading of texts of multisemiotic genres. The delimited research object is the treatment of the reading of multisemiotic texts in textbooks and digital objects from the didactic collections approved by the Programa Nacional do Livro Didático (National Program of Textbook)/2015 - Português Linguagens e Português Linguagens em conexão. (Portuguese Languages and Portuguese Languages in connection.) As a theoretical basis, the research is supported by the discussions of the New London Group (1996) and Cope and Kalantzis (2000, 2009a) on multiliteracies and the multiplicity of languages, Santaella (2001, 2012) on hybrid languages involved in the constitution of texts/utterances, semantic relations between text and image, multisemiosis, as defended by Rojo (2013a), verb-visual dimensions referenced by Brait (2013), multiplicative meanings in texts of multisemiotic genres as suggested by Lemke (2010 [1998]; 2009) and in the enunciative-discursive perspective of the genres (BAKHTIN / VOLOSHINOV, 1981 [1929]). The research is in the field of Applied Linguistics and is a documental study (LANKSHEAR; KNOBEL 2008; LUDKE; ANDRÉ, 1986). The results of the analysis show that, although it is already possible to see some incidences of multisemiotic genres in the textbooks of High School, there are still few reading activities related to these genres. In addition, these proposed activities for reading are still, in most, based on the metacognitive approach of reading and it¿s assist a bit in the development of both multisemiotic (multiliteracies), critical and protagonists regarding the reading. The analysis also allowed to verify that the digital educational objects of reading are configured as interactive tests and do not also favor the reading work from the critical literacies and protagonists, being only complements to the content of the printed textbook
Subject: Língua portuguesa (Ensino médio) - Brasil - Estudo e ensino
Leitura (Ensino médio)
Livros didaticos - Brasil
Multimodalidade (Linguística)
Multiletramentos
Objetos de aprendizagem
Tecnologia educacional
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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