Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325188
Type: | Artigo |
Title: | Notas Introdutórias Sobre Gestão Escolar Na Perspectiva Da Pedagogia Históricocrítica Notas introdutórias sobre gestão escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
Title Alternative: | Introductory notes on school management in perspective of historical-critical pedagogy |
Author: | Lombardi, José Claudinei |
Abstract: | Esse texto busca apresentar, de forma introdutória, algumas reflexões de caráter teórico acerca da gestão da escola fundamentando-se nos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) nos quais nossas ações enquanto gestores se sustentaram. Não se trata, portanto, de um relato de experiência mas sim de um esforço de contribuir para a elaboração teórica da PHC. A fim de dar conta do objetivo exposto, a argumentação será dividida em quatro partes: uma introdução na qual abordar-se-á, de forma sintética, os conceitos de trabalho e administração de modo geral, bem como o papel do Estado na modernidade. Em seguida, explicitar-se-á o significado e sentido da educação a partir dos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica e a consequente necessidade de organização coletiva intencional do trabalho educativo para se efetivar o processo de humanização dos seres humanos. Num terceiro momento, serão identificados alguns elementos na própria organização do Estado e da escola na contemporaneidade que limitam a concretização de um trabalho coletivo intencional resultado, dentre outros aspectos, da transposição das teorias científicas da administração ao campo educacional por meio do Estado. A título de conclusão, a partir da e na própria estrutura educacional vigente buscar-se-á apontar algumas possibilidades reais de um trabalho pedagógico consciente e coerentemente organizado pelo conjunto dos educadores que implicam, contudo, em uma pauta de luta mais efetiva e orgânica por melhores condições de formação e trabalho, assim como a criação efetiva de mecanismos de controle social da gestão pública Esse texto busca apresentar, de forma introdutória, algumas reflexões de caráter teórico acerca da gestão da escola fundamentando-se nos pressupostos da Pedagogia histórico-crítica (PHC) nos quais nossas ações enquanto gestores se sustentaram. Não se trat |
metadata.dc.description.abstractalternative: | This text aims, in an introductory way, some theoretical character of reflections on the school management is basing at historical-critical pedagogy (PHC) in which our actions as managers are supported. It is not, therefore, an account of experience but r |
Subject: | Educação Brasileira Pedagogia Histórico-crítica Gestão Escolar Educação brasileira Pedagogia histórico-crítica Gestão escolar |
Country: | Brasil |
Editor: | UNICAMP/FE |
Citation: | Revista HISTEDBR On-line, v. 16, n. 68, p. 224-238 |
Rights: | aberto aberto |
Identifier DOI: | 10.20396/rho.v16i68.8647422 |
Address: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8647422 |
Date Issue: | 2016 |
Appears in Collections: | FE - Artigos e Outros Documentos |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
8647422.pdf | 430.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.