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dc.contributor.CRUESPUNIVERSIDADE DE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.typeVariapt_BR
dc.titleAquisição De Leitura/escrita: Uma Interpretação Discursivamente Orientada Da Relação Voluntário/automáticoen
dc.contributor.authorFernanda Maria Pereira Freirept_BR
dc.contributor.authorSonia Sellin Bordinpt_BR
unicamp.authorFernanda Maria Pereira Freire - Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) - UNICAMP, Sonia Sellin Bordin - Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), UNICAMPpt_BR
dc.subjectEscritaen
dc.subjectFonoaudiologiaen
dc.subjectNeurolinguística Discursivaen
dc.description.abstractDiscutimos as particularidades do processo de aquisição de leitura e escrita do sujeito RM, em acompanhamento fonoaudiológico dos 8 aos 12 anos em virtude de queixas de dificuldades escolares, e as diferenças entre seu desempenho na escrita e na leitura, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Neurolinguística Discursiva, em especial, o conceito de palavra e a relação refletido/voluntário e irrefletido/automático apresentados por Freud em seu texto sobre as Afasias. A análise dos dados mostra que ao final do acompanhamento o sujeito apresentava um desempenho melhor na leitura do que na escrita - que passou a ser mais produtiva quando silenciosa -, diferente do que ocorria no início do processo; e que a sua escrita ainda apresenta problemas de ortografia, acentuação, pontuação e traçado de letra, embora, quando questionado, saiba soletrar as palavras corretamente. Esse aparente retrocesso da escrita de RM pode ser explicada por duas razões: (a) automatização não convencional da grafia de algumas palavras, em especial aquelas que usam as letras “b” e “d”; (b) registro de fatos e acontecimentos que exigem maior complexidade sintática, o que desvia sua atenção de como escrever para o quê escrever.en
dc.relation.ispartofCadernos de Estudos Linguísticospt_BR
dc.relation.ispartofabbreviationCELpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.citationCadernos de Estudos Linguísticos, v. 58, n. 2, p. 329-344pt_BR
dc.description.volume58pt_BR
dc.description.issuenumber2pt_BR
dc.description.lastpage329-344pt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.sourcePPECpt_BR
dc.identifier.issn0102-5767pt_BR
dc.identifier.eissn2447-0686pt_BR
dc.identifier.doi10.20396/cel.v58i2.8647158pt_BR
dc.identifier.urlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/CEL/article/view/8647158pt_BR
dc.date.available2017-09-12T14:31:34Z-
dc.date.accessioned2017-09-12T14:31:34Z-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-12T14:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ppec_8647158.pdf: 1012256 bytes, checksum: 6a0cbcb4a2e9185472d3890320edbf37 (MD5) Previous issue date: 2016en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325185-
dc.identifier.idPPEC8647158pt_BR
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