Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325140
Type: Outros documentos
Title: O Pensamento E O Movente: Experiência Da Duração Ante Os Processos De Aceleração Da História E Alguns Desafios Para A Educação
O pensamento e o movente: experiência e a duração ante os processos de aceleração da história e alguns desafios para a educação
Title Alternative: The thought and the moving: an essay on the subject of experience of time before the process of acceleration of history and some challenges for education
Author: Guimarães, Áurea Maria
Abstract: Esse artigo tem por objetivo problematizar alguns aspectos das mudanças produzidas pelos novos meios técnicos e científicos. Essas mudanças afetam nossa maneira de habitar o planeta, nossas relações interpessoais, a maneira como nos relacionamos com o passado e com o futuro, a maneira como nos relacionamos com nossa memória e com a cultura, afetam as experiências de aprendizagens, trazem novos desafios para os processos educacionais. Considerando a importância dessas questões para o campo da educação, autores como Henry Bergson, Walter Benjamin, Paul Virilio, Paula Sibilia, Felix Guattari e Vigotski podem nos ajudar a compreender de que maneira a realidade passa a ser percebida ante os processos de aceleração do tempo histórico e como nossa sensibilidade se altera, dificultando o pensamento, o diálogo, a narrativa de experiências. Se a rapidez das informações e da comunicação coloca novos problemas para nossa liberdade, para a maneira como nos relacionamos com o tempo segundo uma experiência da duração, para nossa capacidade de avaliar o que nos acontece, procuramos indicar que a cultura e a comunicação necessitam da duração, dos vínculos sociais e de que a educação, pensada como uma ação cultural, deve se interrogar pelas ações que possibilitem uma "reação transformadora", diante dessas mudanças.
Esse artigo tem por objetivo problematizar alguns aspectos das mudanças produzidas pelos novos meios técnicos e científicos. Essas mudanças afetam nossa maneira de habitar o planeta, nossas relações interpessoais, a maneira como nos relacionamos com o pas
metadata.dc.description.abstractalternative: This article aims to discuss some aspects of the changes produced by the new technical and scientific means. These changes affect our way of inhabiting the planet, our interpersonal relationships, the way we relate to the past and the future, the way we r
Subject: Cultura
Duração
Experiência
Velocidade
Poder
Tecnologia.
Cultura
Experiência
Velocidade
Poder
Tecnologia
Country: Brasil
Editor: UNICAMP/FE
Citation: ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 2, p. 485-494
Rights: aberto
aberto
Identifier DOI: 10.20396/etd.v18i2.8644681
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ETD/article/view/8644681
Date Issue: 2016
Appears in Collections:FE - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
8644681.pdf713.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.