Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325088
Type: Artigos
Title: Novos Letramentos E Docência Na Educação A Distância
Author: Dirceu da Silva
Abstract: O presente texto problematiza os diferentes modelos de letramento vigentes nos estudos da linguagem para se pensar as práticas sociais na educação superior a distância no Brasil. O estudo aponta o modelo teórico dos transletramentos como uma referência útil à reflexão sobre e ação de apropriação tecnológica crítica do aparato tecnológico da EAD online, por estar tal modelo inserido em um novo paradigma sociocultural e contribuir para a superação de práticas e concepções com viés instrumentalista, determinista e utilitarista na educação a distância. Ao qualificar as práticas e modos de produção de sentido como atravessamentos de papéis, mídias e linguagens por sujeitos que buscam superar a dimensão meramente funcional dos letramentos contemporâneos, o modelo dos transletramentos favorece o desenvolvimento dos atores educacionais envolvidos na docência em EaD em uma outra lógica, mais progressista e crítica, voltada para qualificar o processo formativo a distância e romper com programas de formação com viés puramente mercadológico.
Subject: Novos Letramentos
Apropriação Tecnológica
Formação De Professores
Educação A Distância.
Citation: ETD - Educação Temática Digital, v. 19, n. 1, p. 210-233
Rights: aberto
Identifier DOI: 10.20396/etd.v19i1.8640578
Address: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ETD/article/view/8640578
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File SizeFormat 
ppec_8640578.pdf650.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.