Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325059
Type: TESE DIGITAL
Title: Produção do conhecimento em educação física no Maranhão : balanço das teses e dissertações de docentes dos cursos de formação profissional
Title Alternative: Knowledge production in physical education in Maranhão : the balance of theses and dissertations of teachers of vocational training courses
Author: Vieira, Ana Paula, 1985-
Advisor: Sanchez Gamboa, Silvio Ancisar, 1949-
Abstract: Resumo: Estudo sobre a produção científica de mestres(as) e doutores(as) que atuam nos cursos de Educação Física das Instituições de Ensino Superior (IES) do Maranhão (Brasil). O principal objetivo foi realizar um balanço da produção do conhecimento dos(as) professores(as) de educação física vinculados(as) aos cursos de graduação em Educação Física do estado. A pesquisa é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica e documental, com análises orientadas por procedimentos metodológicos com base em uma "Matriz Epistemológica" que avalia a produção científica. As fontes privilegiadas foram teses e dissertações que forneceram informações para a caracterização da produção, levantamento das propriedades epistemológicas e as referências utilizadas, através da leitura e análise dos trabalhos encontrados e selecionados. Constatamos que a produção científica é centrada em poucas temáticas com maior incidência sobre atividade física e saúde. Outras áreas, tais como, inclusão, corpo e cultura, formação profissional e escola, são relacionadas diretamente aos objetos de estudo da educação física. Observamos, quanto às abordagens epistemológicas dos trabalhos, um cenário de polarização das pesquisas entre os vieses, empírico-analítico (46,4%) e crítico-dialético (39,3%). Os dados demonstram que os programas ainda preservam forte tradição nas abordagens orientadas pelos interesses técnicos de controle sobre os fenômenos estudados. Concluímos que há lacunas na lógica interna das pesquisas, suscitando a necessidade de maior atenção para formação do(a) pesquisador(a) com base em elementos epistemológicos

Abstract: A study on the scientific production of Physical Education programs¿ masters and doctors in higher education institutes of Maranhão (Brazil). The main goal was to make a knowledge balance of Physical Education professors linked to graduation programs in the state. The research is characterized by both bibliographic and documentary research, containing an analysis oriented by methodological procedures based in an "Epistemological Matrix" which assesses the scientific production. The chosen sources were the theses and dissertations that provided information for characterizing the production, surveying the epistemological properties, and utilizing references, by reading and analyzing the selected researches. We verified that the scientific production is centered in few themes with higher incidence in health and physical activities. Other fields, such as inclusion, body, professional development and school relate directly to Physical Education subject of study. We observed, concerning the researches epistemological approach, a scenario of polarization of the empirical-analytical (46,4%) and critical-dialectical (39,3%) approaches. Data demonstrated that the programs still preserve strong traditions in the approach, oriented by technical interest of controlling on the researched phenomena. We concluded that there are gaps in the internal logic of research, raising the need for more attention concerning the development and formation of the researcher based on epistemological properties
Subject: Produção do conhecimento
Educação física
Epistemologia
Maranhão (MA)
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:FE - Dissertação e Tese

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vieira_AnaPaula_M.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.