Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/325058
Type: TESE DIGITAL
Title: Aprendizagem de língua assistida por dispositivos móveis (ALADIM) : uma proposta alternativa para o ensino da língua espanhola
Title Alternative: Mobile assisted language learning (MALL) : an alternative proposal for Spanish language teaching
Author: Andrade, Izabel Rego de, 1982-
Advisor: Braga, Denise Bértoli, 1953-
Abstract: Resumo: Considerando o cenário em que o uso de dispositivos móveis para fins educacionais é cada vez mais difundido, encontra-se disponível um largo acervo de aplicativos dedicados à aprendizagem de línguas estrangeiras. Em um primeiro estudo empírico, investigou-se tal cenário com mais profundidade, o que permitiu identificar um descompasso entre aspectos linguísticos e pedagógicos desses aplicativos e uma educação linguística contemporânea, que considere a linguística sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1978), a multimodalidade (KRESS, VAN LEEUWEN, 2006), a leitura crítica (BRAGA, 1998) e a aprendizagem situada (COPE, KALANTZIS, 2003). Em um segundo estudo empírico, foi desenvolvido o aplicativo Vecindario para aprendizagem da língua espanhola, de acordo com a Aprendizagem de Língua Assistida por Dispositivos Móveis (ALADIM). O projeto do aplicativo considerou tal referencial teórico de educação linguística e estratégias para ensino com tecnologias digitais como a gamificação (WERBACH, 2014) e o storytelling (XAVIER, 2015) buscando explorar, também, os recursos de tecnologia disponíveis nos dispositivos móveis. O experimento consistiu em elaborar o desenho instrucional e o protótipo digital do aplicativo, este último realizado em colaboração com pesquisadores do Instituto de Computação da Unicamp. O protótipo do aplicativo Vecindario foi experimentado em um grupo de voluntários e os resultados encontrados nesse estudo de caso (FALTIS, 1997; GIL, 2009) apontaram caminhos para o desenvolvimento de futuras experiências de aprendizagem de natureza similar

Abstract: Considering the fact that the use of mobile devices for educational purposes is becoming widespread, lots of applications that promote learning of foreign languages ??are available. In a first empirical study, we went over this reality, what allowed us to identify a mismatch between linguistic and pedagogical aspects of these apps and a contemporary linguistic education that considers systemic-functional linguistics (HALLIDAY, 1978), multimodality (KRESS and VAN LEEUWEN, 2006), critical reading (BRAGA, 1998) and situated learning (COPE and KALANTZIS, 2003). In a second empirical study, the Vecindario application for Spanish language learning was developed according to the Mobile Assisted Language Learning (MALL). The application project was based on theoretical references of language education and strategies for teaching with digital technologies such as gamification (WERBACH, 2014) and storytelling (XAVIER, 2015), aiming to explore the technology resources available in mobile devices as well. The experiment consisted in making the instructional design and the digital prototype of the application, and this prototype was made in collaboration with researchers from the Computing Institute at Unicamp. The prototype of the Vecindario application was tested in a group of volunteers and the results found in this case study (FALTIS, 1997; GIL, 2009) pointed out promising ways for other learning experiences of similar nature
Subject: Lingua espanhola - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Língua espanhola - Ensino auxiliado por computador para falantes estrangeiros
Sistemas de comunicação móvel na educação
Aplicativos móveis
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andrade_IzabelRegoDe_D.pdf6.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.