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Type: TESE DIGITAL
Degree Level: Doutorado
Title: Avaliação neurolinguística na doença de Parkinson : um estudo com sujeitos submetidos à estimulação cerebral profunda
Title Alternative: Neurolinguistic evaluation in Parkinson's desease : a study with subjects submitted to deep brain stimulation
Author: Camillo, Maira, 1987-
Advisor: Novaes-Pinto, Rosana do Carmo, 1961-
Abstract: Resumo: As avaliações tradicionais de linguagem na doença de Parkinson (DP), em geral, priorizam os aspectos motores da fala, desconsiderando fatores sócio-histórico-culturais, essenciais para a produção dos enunciados. Fundamentamos este trabalho na perspectiva enunciativo-discursiva para avaliar a linguagem de cinco sujeitos com DP em sessões realizadas antes e após a Estimulação Cerebral Profunda (ECP), referida no trabalho por DBS (Deep Brain Stimulation), prática cirúrgica que consiste na implantação de eletrodos cerebrais, visando melhora no quadro motor da doença. Entretanto, apesar de uma sensível melhora motora ser alcançada, persistem algumas dificuldades no funcionamento linguístico-discursivo, após a DBS. Considerando essas questões, esta tese teve como principais objetivos: (i) caracterizar o funcionamento linguístico-cognitivo, com ênfase nos aspectos semântico-lexicais e pragmático-discursivos, em uma análise comparativa dos momentos pré- e pós-DBS em cada um dos cinco sujeitos da pesquisa e (ii) contribuir para a reflexão clínica no campo da Fonoaudiologia, tanto com relação à avaliação de linguagem, como no acompanhamento terapêutico de sujeitos com DP. Com relação aos aspectos metodológicos do trabalho, destacamos (i) a avaliação longitudinal, durante seis meses, com cinco sujeitos com DP submetidos à DBS; (ii) o desenvolvimento de quatro atividades metalinguísticas que foram realizadas em todas as sessões de avaliação e que consistiam do (a) Jogo de Provérbios, (b) Descrição de figuras de ação, (c) Nomeação de figuras e (iv) Expressões idiomáticas, por meio de figuras metafóricas. As análises dos dados, realizadas em uma perspectiva qualitativa, seguiram o paradigma microgenético, buscando as minúcias indiciárias de processos subjacentes aos enunciados dos parkinsonianos, obtidos dialogicamente com a interlocutura. As categorias utilizadas para se referir às produções dos sujeitos envolvidos no episódio dialógico são inspiradas por Bakhtin: enunciado, acabamento, querer-dizer e dialogismo, que também orientaram as questões éticas nas interações com sujeitos em estados patológicos, no ambiente clínico. Além da melhora dos aspectos motores propiciados pela DBS, observamos evidências de que o trabalho realizado ao longo das avaliações produziu efeitos terapêuticos para os sujeitos, tanto para que se posicionassem novamente como sujeitos da linguagem, quanto na manutenção da atenção voluntária que, por sua vez, permitiu novas aprendizagens e uma maior aproximação do enunciado com o seu querer-dizer. Em outras palavras, mesmo nos casos em que as discinesias perseveraram, as análises demonstraram que o trabalho com a linguagem, na produção dos sentidos, pode sobrepor-se às limitações da linguagem na doença

Abstract: Traditional language assessment tests for Parkinson Disease (PD) emphasize, in general, the motor aspects of speech, disregarding socio-historical-cultural factors, which are essential for the production of utterances. We base this work on the enunciative-discursive perspective in order to evaluate language aspects of five subjects with PD in sessions carried out before and after DBS (Deep Brain Stimulation), a surgical intervention that consists of the implantation of brain electrodes aiming to improve the motor functioning. However, although a significant motor improvement was achieved, some difficulties still persist with the linguistic-discursive processes after DBS. Considering these issues, this thesis had as its main objectives to: (i) characterize the linguistic-cognitive functioning in PD, with emphasis on the semantic-lexical and pragmatic-discursive aspects, through a comparative analysis of pre- and post-DBS sessions, in each of the five subjects, and (ii) contribute to clinical reasoning in the field of Speech Pathology, considering both the language evaluation and the therapeutic follow-up of subjects with PD. Regarding the methodological aspects of the study, we highlight: (i) the longitudinal evaluation, during six months, with five subjects with PD submitted to DBS; (ii) the development of four metalinguistic activities that were carried out in all evaluation sessions and which consisted of (a) a Proverb Game, (b) the Description of pictures evolving Action, (c) a Naming Test, and (iv) the work with idiomatic expressions, by means of metaphorical pictures. The data analysis was carried out in a qualitative perspective, following the micro-genetic paradigm in a search for indicial details of processes underlying the Parkinsonians¿ utterance, which was in turn obtained dialogically. The categories used to refer and analyze the subjects¿ speech productions in dialogical episodes (utterance, finalization, speech-will and dialogism) are inspired by Bakhtin, whose works also guided the reflection of ethical issues regarding the interactions with subjects in pathological states in clinical environment. In addition to improving motor features which followed the DBS procedure, we observed evidence that the work carried out throughout the evaluations produced therapeutic effects for the subjects, both in terms of enabling them to assume their position as a language subject, and also in the maintenance of voluntary attention, which allows new learnings and a closer approximation of the utterance with subject¿s speech-will. In other words, even in cases where dyskinesia persisted, the analysis shows that working with language in meaningful contexts can help subjects to defeat the limitations of the disease
Subject: Doença de Parkinson
Neurolinguística discursiva
Linguagem e línguas - Aspectos fisiológicos
Estimulação encefálica profunda
Metalinguagem - Uso terapêutico
Editor: [s.n.]
Date Issue: 2017
Appears in Collections:IEL - Tese e Dissertação

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