Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/324925
Type: Artigo
Title: Percepção De Familiares De Crianças E Adolescentes Com Alteração De Linguagem Utilizando A Classificação Internacional De Funcionalidade, Incapacidade E Saúde (cif-cj)
Title Alternative: Families’ Perception Of Children / Adolescents With Language Impairment Through The International Classification Of Functioning, Disability, And Health (icf-cy)
Author: Ostroschi
Daniele Theodoro; Zanolli
Maria de Lurdes; Chun
Regina Yu Shon
Abstract: Investigar a percepção de familiares acerca das condições linguísticas e da participação social de crianças e adolescentes com alterações de fala/linguagem utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde – Versão Crianças e Jovens (CIF-CJ). Método Pesquisa de abordagem quali-quantitativa, na qual se realizou levantamento dos prontuários de 24 crianças/adolescentes, em acompanhamento fonoaudiológico, e entrevistas com seus familiares. Foi feita análise descritiva dos perfis dos participantes e categorização das respostas, utilizando a CIF-CJ. Resultados Todos os familiares abordaram diversos aspectos de fala/linguagem categorizados pela CIF-CJ. Inicialmente, trataram-nos como um problema orgânico, categorizado no componente de Funções e Estruturas do Corpo. A maioria referiu diferentes repercussões das alterações de fala/linguagem em domínios, como, lidar com estresse e atividade do falar, qualificados de leve a grave. Os participantes relataram Fatores Ambientais categorizados como facilitadores, em atitudes da família imediata, e como barreiras, em atitudes sociais. Conclusão Os achados, utilizando-se a CIF-CJ, evidenciam que as alterações de fala/linguagem das crianças e adolescentes, na percepção dos familiares, são compreendidas, inicialmente, na dimensão do corpo. Contudo, pautados numa abordagem mais ampla de saúde, os achados, em Atividades e Participação e Fatores Ambientais, demonstram ampliação do olhar dos participantes quanto às alterações de fala e linguagem. Os resultados reiteram a importância do uso da CIF-CJ como instrumento de análise na atenção à saúde, ao incorporar aspectos de funcionalidade e participação, proporcionando subsídios para a construção de projetos terapêuticos singulares, em uma abordagem mais ampla de saúde do grupo estudado.
Subject: Atenção à Saúde
Saúde Da Criança
Saúde Do Adolescente
Fonoaudiologia
Relações Profissional-família
Linguagem
Funcionalidade
Health Care
Child Health
Adolescent Health
Speech Therapy
Professional-family Relations
Language
Functionality
Editor: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
Rights: aberto
Address: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2317-17822017000300309&lng=pt&tlng=pt
Date Issue: 2017
Appears in Collections:Unicamp - Artigos e Outros Documentos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
S2317-17822017000300309por.pdf876.88 kBAdobe PDFView/Open
S2317-17822017000300309eng.pdf871 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.